1 Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército.
O fato da Palavra mencionar o "exército", mostra que o exército de Deus são seres e não simplesmente luzes sem vida.
2 E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito.
O sétimo dia é o único em que não há tarde e manhã, porque o sábado é o último dia, ou seja, não virá outro dia depois dele.
3 E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.
Deus descansa apenas no sábado e não nos outros dias, porque de "Domingo" a "Sexta" Satanás estará solto, porém no milênio(Sábado) ele estará preso.
4 Esta é a gênese dos céus e da terra quando foram criados, quando o Senhor Deus os criou.
5 Não havia ainda nenhuma planta do campo na terra, pois ainda nenhuma erva do campo havia brotado; porque o Senhor Deus não fizera chover sobre a terra, e também não havia homem para lavrar o solo.
Deus não criou as ervas do campo instantaneamente, os pastos, grama, plantas e etc. Mas Ele colocou as sementes para serem regadas. Deus gosta que as coisas operem pelo processo natural.
6 Mas uma neblina subia da terra e regava toda a superfície do solo.
7 Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.
O Homem é o único ser da criação que possui espírito que é o meio de comunicação com Deus. O homem é metade físico e metade espiritual, seria uma mistura de anjo com animal. O Homem é a representação de Deus, pois está dividido em 3 que compõem um todo. Cada ser humano sente que tudo gira em torno de si, isto porque tudo gira em torno de Deus. Todo Homem não se lembra do dia do seu nascimento, sente que sempre existiu, isto porque Deus não teve nascimento, mas sempre existiu.
8 E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, na direção do Oriente, e pôs nele o homem que havia formado.
Éden era um lugar e dentro desse lugar estava um jardim plantado por Deus.
9 Do solo fez o Senhor Deus brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento; e também a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
Ambas as árvores trazem um memorial de que a vida eterna é algo concedido por Deus, só Ele é imortal e eterno. E que somente Ele possui todo o conhecimento. As árvores nos lembravam que só Ele é Deus.
10 E saía um rio do Éden para regar o jardim e dali se dividia, repartindo-se em quatro braços.
Acredita-se que o Éden ficava na região do Iraque. Em hebraico Jardim do Éden é "Gan Éden". Jardim é "Garden" em inglês, em alemão é "Garten", em espanhol "Jardin" e português "Jardim". A raiz etimológica da palavra Jardim vem do hebraico que remete ao paraíso.
11 O primeiro chama-se Pisom; é o que rodeia a terra de Havilá, onde há ouro.
Pisom: Mais espalhado. Segundo Flávio Josefo o Rio Pisom seria o atual Ganges.
12 O ouro dessa terra é bom; também se encontram lá o bdélio e a pedra de ônix.
13 O segundo rio chama-se Giom; é o que circunda a terra de Cuxe.
Giom: Jorrar. Segundo Flávio Josefo o Rio Giom seria o atual Nilo.
14 O nome do terceiro rio é Tigre; é o que corre pelo oriente da Assíria. E o quarto é o Eufrates.
15 Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.
O homem é o substituto do querubim da guarda ungido de Ez.28, ele agora passaria a exercer o ofício sacerdotal deste querubim. O jardim do Éden simboliza o Santo dos Santos, o Éden era o Lugar Santo e fora dele o pátio. O homem já trabalhava antes da queda, Deus quis que o homem fosse igual a Ele, que para se obter as coisas ele teria que trabalhar, assim como Deus trabalhou aqueles 6 dias e como Jesus disse que o seu Pai continua trabalhando até hoje.
16 E o Senhor Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente,
Se o homem fosse obediente a Deus ele estaria sendo justificado pela fé. Pois ele estaria dando valia a Palavra de Deus. Assim desde o Éden já existe a fé, a lei e a obediência.
17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Acredito que Adão não sabia o que era o bem ou mal, tampouco o que era morrer. Tendo em vista que neste tempo não havia o conhecimento do que era bom ou mau, tampouco morte ou vida. Quando Deus disse: Porque no "dia", Ele se referia ao tempo de Deus. Pois para Deus 1 dia é 1000 anos, e Adão morreu com 930 anos, ou seja, no mesmo "dia".
18 Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.
Mesmo vivendo num paraíso, não é bom que o homem fique só.
19 Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles.
Dar nome a alguém é exercer autoridade sobre ele. Jesus quando reinar no milênio terá um nome que ninguém conhece senão ele mesmo, mostrando assim que ninguém terá autoridade sobre ele.
20 Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selváticos; para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea.
O homem não tinha autoridade sobre os répteis e animais selváticos e monstros marinhos.
21 Então, o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne.
Quando Deus se propôs a fazer uma auxiliadora para Adão a primeira coisa que Ele fez foi apresentar outros casais a Adão, no caso animais, e é dito que Adão estava os nomeando, porém ao mesmo tempo ele percebia que não havia par para ele, ele era o único solitário. Fazendo com que ele desejasse aquilo que Deus desejava para Ele. Então depois que é dito que não havia uma auxiliadora para ele, Deus cria de Adão, Eva.
22 E a costela que o Senhor Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe.
Depois que houve o desejo, Deus nos faz descansar Nele, pois neste momento Ele está preparando a pessoa amada para nós, que será tão parecida conosco que parecerá que foi extraída da nossa carne. Aqui também representa Cristo dormindo por 3 dias e acordando ressurreto e noivo de sua amada igreja.
23 E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada.
- Cristo também teve seu lado perfurado da onde saiu sangue e água, que purificam e lavam a igreja.
- A ordem cromossômica do homem é XY e da mulher é XX, o "Y" é um "X" sem uma "costela".
24 Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.
O homem se desliga de uma aliança e se conecta a outra. Isto também equivale a: Quem amar seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim.
25 Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam.
Acredita-se que as vestes de Adão e Eva eram de luz. Conforme a descrição do Sl.104.2 que diz que Deus se veste de luz e também quando diz que o rosto de Moisés ficou brilhante depois de voltar do monte, Moisés estava retornando à aquilo que o Homem era antes da queda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário