sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Meteus 5 - Comentário Bíblico

 

Mateus 5 

1 Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos;

 Poderíamos ver as bem-aventuranças também como um "subir no monte", onde o discípulo segue seu mestre e sobe níveis de caráter.

2 e ele passou a ensiná-los, dizendo:

3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.

Primeiro nível: Novo nascimento/Criança espiritual.

4 Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.

Segundo nível: Quebrantamento pela atuação do Espírito. Gemidos do Espírito para que Cristo seja gerado em nós.

5 Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.

Terceiro nível: Após o quebrantamento, onde sai todo o peso, ansiedade; a pessoa se torna mansa.

6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.

Quarto nível: O desejo de fazer a vontade de Deus é aumentado, pois sabemos que este é o único caminho e esta é a única verdade.

7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.

Quinto nível: No nível 4 temos o ardente desejo de fazer a vontade de Deus e também de ver outros fazendo o mesmo, mas a realidade não se mostra sempre assim e é aí então que exercitamos a misericórdia. 

8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.

Sexto nível: O exercício dos níveis anteriores trará purificação ao coração.

9 Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.

Sétimo nível: O servo de Deus não permitirá, quando possível, conflitos em sua presença. Muitas vezes será necessário usar a "força", um posicionamento mais severo para que não haja conflitos.

10 Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.

Oitavo nível: Paulo já dizia que todos quantos querem viver piedosamente em Cristo serão perseguidos(2Tm.3.12)

11 Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós.

Último nível: Jesus nos estimula a perseverarmos quando alcançarmos este nível. Este é o nível de profeta.

12 Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.

13 Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.

O sal insípido era colocado nos degraus das escadas para que as pessoas não escorregassem.

14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte;

15 nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa.

16 Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.

17 Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir.

18 Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.

19 Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus.

Assim como há hierarquias no mundo terreno, assim também há no mundo celestial.

20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus.

Os escribas e fariseus faziam tudo quanto a lei dizia: Ajudavam os necessitados, as viúvas, dizimavam, ofertavam, eram missionários, liam as Escrituras, oravam; porém faziam tudo isso com as motivações erradas.

21 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e: Quem matar estará sujeito a julgamento.

22 Eu, porém, vos digo que todo aquele que [sem motivo] se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo.

23 Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,

Esta oferta aqui não era a que é ofertada no gazofilácio, mas sim a "oferta pelo pecado", ou seja, sacrifício.

24 deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta.

25 Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás com ele a caminho, para que o adversário não te entregue ao juiz, o juiz, ao oficial de justiça, e sejas recolhido à prisão.

26 Em verdade te digo que não sairás dali, enquanto não pagares o último centavo.

27 Ouvistes que foi dito: Não adulterarás.

28 Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela.

29 Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno.

30 E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não vá todo o teu corpo para o inferno.

Olhos: Ver / Mãos: Fazer

Se aquilo que eu olho ou o que eu faço me faz tropeçar, eu devo abandonar. Se aquilo que é lícito a todos, como possuir um olho e uma mão, me faz tropeçar, eu devo renunciar.

31 Também foi dito: Aquele que repudiar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.

32 Eu, porém, vos digo: qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de relações sexuais ilícitas, a expõe a tornar-se adúltera; e aquele que casar com a repudiada comete adultério.

33 Também ouvistes que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirás rigorosamente para com o Senhor os teus juramentos.

34 Eu, porém, vos digo: de modo algum jureis; nem pelo céu, por ser o trono de Deus;

Naquela época muitos judeus achavam que escapariam do pecado de perjúrio se em seus juramentos evitassem usar o nome de Deus. Um dos ditos rabínicos era: "Assim como o céu e a terra passarão, assim passará o juramento feito por eles".

Ref. Is.66.1 

35 nem pela terra, por ser estrado de seus pés; nem por Jerusalém, por ser cidade do grande Rei;

Ref. Sl.48.2

36 nem jures pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.

37 Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno.

38 Ouvistes que foi dito: Olho por olho, dente por dente.

Ref.Êx.21.24/Lv.24.19-24

A Lei também era uma forma de proteger o ofensor de um castigo pior do que o crime. Pois geralmente o ofendido quer retribuir em dobro a ofensa ou o dano. Esta lei não dava ninguém o direito de vingança pessoal, mas era aplicada por um juíz como uma forma de guiá-la em sua sentença. Essa mesma Lei aparece no Código de Hamurabi, o código de leis mais antigos do mundo(2285 a.C. - 2242 a.C.) do império babilônico.

39 Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra;

Bater na face direita é bater com o dorso da mão. Segundo a Lei rabínica bater com o dorso da mão é duplamente ofensivo. Jesus e seus seguidores ofereceram a sua face, pois Cristo foi acusado de ser amigo de publicanos e prostitutas, ou seja, que seu caráter era corrupto e que ele frequentava aqueles lugares promíscuos. Os cristãos foram acusados de incendiários, de canibalismo(pois comiam a carne de Cristo) e de praticar orgias durante as suas celebrações da Festa do Amor(ágape).

40 e, ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa.

A capa era usada de dia como toga e de noite como telha. Êx.22.26,27 - A Lei permitia que a túnica fosse confiscada, mas a mesma deveria ser restituída antes do pôr-do-sol. Jesus está nos ensinando a não exigir aquilo que nos é por direito. A viver como se não tivéssemos algum.

41 Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas.

Segundo a lei daquela época um cidadão romano poderia obrigar alguém dos povos dominados, nesse caso os judeus, a carregarem uma carga por uma milha que equivale a 1,5Km. Simão o cireneu carregou a cruz tendo como base esta lei.

42 Dá a quem te pede e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes.

43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo.

Isto não está na Lei, mas isto procedeu de um entendimento errado da Lei.

44 Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem;

45 para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos.

Deus é bondoso com os maus e bons, com justos e injustos. Se fizermos algo abaixo desse nível dando preferência somente aos bons e justos estaremos praticando uma justiça que não procede de Deus. 

46 Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo?

47 E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo?

48 Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.

Deus disse a Abraão: Sê perfeito...!(Gn.17.1) e Jesus nos instiga a mesma verdade. A perfeição segundo Deus não seria nunca cometer erros, pois isto é impossível na nossa condição, mas sim sermos íntegros/inteiros.

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