segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Gênesis 1 - Comentário Bíblico

 

Gênesis 1

1 No princípio criou Deus o céu e a terra.

 Primeiro o espiritual e depois o físico.

2 E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

 Não menciona a criação das águas.

3 E disse Deus: Haja luz; e houve luz.

- Quando Deus age a Sua primeira atuação é trazer luz.

A Palavra é anterior a luz. 

4 E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.

Até o verso 3 não teríamos como saber se Deus era bom ou mau, mas então é dito que Ele aprovou a luz e não permitiu que a mesma ficasse junto as trevas. 

- Os versos 1,2,3 e 4 mostram também a conversão do homem. Pois no princípio o homem era perfeito(Céus e Terra/espírito e corpo em equilíbrio), porém o mesmo caiu(estava sem forma e vazio). Então Deus vem até nós com sua Luz que é Jesus, e através dele faz a separação das trevas que há em nós.

5 E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.

 Até aqui nem o sol, nem a luz, nem as estrelas ainda existem. A luz aqui referida é outra e as trevas também deve ser algo substancial e não apenas ausência de luz no vácuo do espaço. 

6 E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.

 O firmamento é o domo, uma cúpula que divide a terra do céu. Em Jó 37.18 diz: Acaso podes, como ele, estender o firmamento, que é sólido como espelho fundido? 

7 E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi.

 No Salmo 148.4 o salmista menciona estas águas que estão acima do firmamento.

8 E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.

 O segundo dia é o único que Deus não diz que é bom. Possivelmente pelo fato de ocorrer uma separação, que será provisória, do espiritual com o físico. 

9 E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.

 Neste tempo havia a pangeia onde todos os continentes eram unificados. 

10 E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.

 Somente no terceiro dia aparece a porção seca, mas no verso 1 a Terra já é denominada com este nome mesmo não havendo ainda a existência da porção seca que se chama terra. 

11 E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.

O Reino Vegetal e o Animal é semelhante ao homem que possui semente em si para gerar outra espécie e também pode gerar frutos nas quais outros se beneficiam. 

12 E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.

 O Terceiro dia é o único que Deus diz que é Bom, bom. Isso pode aludir a dois fatores: O fato de que no 3º milênio Israel adentra na terra prometida e que no 3º dia Jesus Cristo ressuscita e traz redenção para os homens.

13 E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.

 No oriente o dia começa pela tarde, já no ocidente começa pela noite. Eles começam na luz, vão para as trevas e terminam na luz. Já nós começamos nas trevas, vamos para a luz e terminamos em trevas.

14 E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.

 Deus deixa bem claro que os luminares se encontram no firmamento e não no espaço sideral. Deus também não dá nomes aos mesmos como: sol e lua, Ele os chama de luminar maior e menor, os nomes vieram somente tempos depois.

15 E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi.

 Os luminares servem, ou tem como objetivo, iluminar a terra e não os outros planetas. 

16 E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.

 A luz é maior do que as trevas, portanto o sol é maior do que a lua. 

17 E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,

 O sol é elétrico e o mesmo ioniza os gases da plasmasfera onde se encontra o Hidrogênio e o Hélio. 

18 E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom.

19 E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.

 O 4º dia/milênio é o dia em que o Filho de Deus vem para a Terra. No dia do seu sacrifício o sol e lua se esconderam, eclipsaram. Ao meio-dia que era o momento de maior força e luz do sol, o sol não quis brilhar, pois reconhecia que havia um brilho maior que o seu naquele momento que era do seu Criador. 

20 E disse Deus: Encham-se as águas de seres vivos, e sobre a terra voem aves sob o firmamento do céu.

 Se o firmamento fosse algo muito distante de nós, Deus não teria dito que as aves voem sob o firmamento, ou seja, abaixo dele.

21 E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.

 A palavra "Dinossauro" foi criada em 1840, mas o mesmo se enquadra nas características de monstros marinhos e répteis, essas espécies que já estão extintas também foram criadas por Deus. 

22 E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra. 

 Com a criação dos animais da água e do ar é introduzida a menção de um novo ato Divino, o de bênção. A mesma está ligada ao dom da vida.

23 E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.

24 E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.

  Deus cria tudo de maneira equilibrada. Pois no dia 1 Ele cria Céus e Terra. Dia 2 Ele começa pelo céu criando o firmamento. Dia 3 Ele vem para a Terra criando a porção seca, a relva, e as ervas que davam sementes e árvores frutíferas. Dia 4 é a vez do céu e cria o sol, a lua e as trelas. Dia 5 Deus desce na Terra e cria os animais. Então ficou 2 pra cada um. Para estabelecer um equilíbrio Deus fez o homem que veio do pó da Terra, mas que possui um espírito que veio do céu.

25 E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.

 Os evolucionistas usam da verdade da Bíblia de forma distorcida, pois os animais realmente existiram antes do Homem, porém eles inventaram uma maneira de tirar Deus da sequência. Toda criação foi feita pela palavra. Já o Homem Deus disse: Façamos. Deus nos fez com Suas próprias mãos, Ele quis nos tocar, nos sentir e o mesmo Ele espera de nós.

26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

 Deus não menciona o domínio do Homem sobre os animais selvagens. 

27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

 Homem e Mulher possuem características de Deus. Deus Pai e o Filho se revelam como homem, já o Espírito Santo representa a mulher. Em hebraico se pronuncia "a" Ruach Hakodesh e não "o". O Espírito Santo possui características femininas como: entristecer-se facilmente e ser sensível e delicado.

28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

 O mundo apregoa o oposto de Deus: Não frutifiquem! Vivam para si! Não se multipliquem pois isso prejudica o índice de natalidade! E o mesmo mundo cria formas de controlar esse índice. Não encham a terra, mas vivam agrupados em cidades!; e o Pai da civilizações é como mostra a Escritura é Caim. Já Abraão sempre viveu a margem das cidades e metrópoles, Abraão era do "interior". Sujeitai-vos a Deus disse Tiago. Já o mundo diz que estamos sujeitos a terra pois a mesma não consegue alimentar a todas as pessoas devido a superpopulação o que na verdade é mentira.

29 E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.

 Nesse período o homem não se alimentava de animais, apenas de frutas, verduras e legumes.

30 E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.

 No Milênio vemos que o leão voltará a comer palha e o lobo e a ovelha viverão juntos como era desde o princípio.

31 E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.

 Quando cada complemento exerce sua função diante de Deus, Ele o considera como bom. Quando todos exercem suas devidas funções Deus considera como muito bom.

Um comentário: