domingo, 13 de dezembro de 2015

Parábola do Semeador

 Mateus 13.3 - 9- ... E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.
E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na;
E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda;
Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz.
E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na.
E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta.
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. 

 Analisando esta parábola vemos primeiramente que há um semeador que é:Jesus Cristo, na qual lança sementes, estas sementes são a própria Palavra de Deus o Evangelho de Jesus Cristo, (I Pedro 1:23), (I João 3.9). Porém Jesus nos mostra que existem quatro tipos de solos nas quais estas sementes caem, os solos são os corações das pessoas que ouvem a palavra. Estes são os solos:os da beira do caminho, os que possuem solos rochosos, os que possuem solos espinhosos e os que possuem boa terra.

 Esta parábola confirma o que Jesus disse nos sermão do monte, de que: ...estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela (Mateus 7.14). Porque como vemos a cada quatro que ouve a palavra um apenas se converte, vemos também este mesmo paralelo na Parábola das virgens, pois das dez apenas cinco entraram para as bodas com o noivo, dos dez leprosos apenas um voltou para dar glória a Deus. 

1º Solo - Beira do Caminho

 O primeiro solo fala sobre os que caíram a beira do caminho: estes são os que não compreendem a palavra do reino, tornando-se incapazes de frutificar para Deus. Um exemplo destes(dos da beira do caminho) foi o que ocorreu em João 8:43. Jesus disse aos judeus que estavam discutindo com ele, que os mesmos eram incapazes de ouvir a sua palavra; mas isto ele se referia não no sentido de escutar o que ele estava dizendo, mas sim de entender o que ele estava falando.

 Vemos também algo muito interessante,que Jesus falava por meio de parábolas para que realmente eles não entendessem o que estava sendo dito, pois ele fala que por meio disso a profecia de Isaías se cumpriria neles, quando ele diz: Ouvireis com os ouvidos e de nenhum modo entendereis; vereis com os olhos e de nenhum modo percebereis...(Mateus 13.14).

 Porém vemos também que Jesus revela a Palavra do Reino para os seus discípulos, e os seus discípulos são "aqueles a quem ele escolhe", como ele fala em João 15.16 - Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros.... Por que Judas foi o que traiu Jesus? Porque Jesus não o havia escolhido. Isto ele fala em João 6.70 - ...Não vos escolhi em número de doze? Contudo, um de vós é diabo.

 Para Judas as verdades do Reino não eram reveladas, ele não era um filho de Deus e sim um filho do diabo como Jesus fala para os judeus em João 8:44 - Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhes os desejos.... Ou seja os da beira do caminho, são em tudo semelhantes ao diabo. Jesus disse que ele jamais se firmou na verdade, ou seja, seus filhos procederão da mesma forma, mesmo que estejam diante da própria verdade que é Cristo Jesus (João 14:6), não poderão permanecer nela.

 Aqueles judeus achavam que Deus era seu pai, mas Jesus lhe explicou que isto era impossível, pois havia um efeito no qual eles não tinham e que somente um filho de Deus poderia ter que era, amar a Jesus (João 8:42). Jesus também fala que os que são dele ouvem a sua voz e o seguem (João 10.4). No mundo espiritual não existe meio termo ou servimos a Deus ou servimos ao diabo, somos ovelhas ou somos bodes.

 Jesus é um pastor de ovelhas e não de bodes, e ele sabe que as ovelhas ouvem e reconhecem a sua voz, já os bodes não o reconhecem, pois o diabo é o pastor de bodes, tanto que hoje o satanismo utiliza-se deste símbolo "o bode" para representar o seu líder (Satanás).

 Paulo também fala que em II Coríntios 4:3 e 4 - Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo... Vemos que os incrédulos são os que as aves (os demônios) possuem legalidade para tirar o que foi semeado, o único campo que as aves podem pegar a semente é nos da beira do caminho que são os que não compreendem a Palavra e não compreendem porque estes são filhos dos diabo e todos seus filhos procedem como seu pai, não se firmam na verdade, ou seja, esta semente(da verdade), não pode permanecer neles.

2º - Solo Rochoso

 O segundo solo é o rochoso. Jesus explica que estes recebem a palavra com alegria. Muitas vezes ocorre de alguém receber a palavra e a alegria ser gerada por meio dela, porém este é o efeito inicial da palavra, o fruto ainda não foi gerado. Observa-se que podemos receber a palavra com alegria e logo após nos escandalizarmos devido a perseguição por causa da palavra, e seremos os de pouca duração que são os de solos rochosos. Jesus fala que neste solo a terra era pouca. 

 Não podemos nos esquecer que Deus nos fez do pó da terra, ou seja, somos feitos de terra e não de pedra, estas pedras não fazem parte de nós, estas devem ser retiradas, pois a semente só poderá se desenvolver de maneira progressiva e contínua se houver bastante terra para que ela se cresça e germine. Porém vemos que este segundo solo a terra era pouca, devido as pedras que ali estavam, e deste modo a palavra não pode perdurar por muito tempo. Jesus fala que: "saindo o sol, a queimou, e por que não tinha raiz, secou-se".

 O sol representa o calor, ou seja, a provação. Toda semente para ser germinada necessita do calor do sol, e a palavra da mesma forma também é germinada em nós por este mesmo sistema. Jesus continua a parábola dizendo que: porque não tinha raiz, secou-se. Toda planta ao se desenvolver, gera raízes que se aprofundam cada vez mais no interior do solo, até encontrar umidade (água) para que esta sobreviva, se isto não ocorrer, como em consequência de pedras no solo, a planta se secará. 

 Como sabemos o sol aparece todos os dias, então temos a certeza de que o sol virá. Da mesma forma teremos que estar cientes de que a provação certamente virá. Mas qual a falha deste segundo? Sua falha foi no fato de que este não era firme, resistente em si mesmo, pois não possuía raízes. Se a palavra não estiver enraizada, certamente esta não durará muito tempo, pois a provação dará conta de fazê-la morrer.

 Vemos que o solo rochoso, recebe a palavra na alegria, porém não na tristeza, e todos os que querem servir a Deus somente na alegria, não querem realmente um compromisso com Ele, pois um verdadeiro voto é aquele que fazemos ao assumirmos um compromisso com alguém, de que seremos fiéis tanto na alegria com também na tristeza.

3º - Solo Espinhoso

 O terceiro solo fala dos que possuem espinhos em si. Jesus fala que os espinhos são cuidados do mundo e a fascinação das riquezas, estes espinhos sufocam a palavra, em Marcos ele fala que estes espinhos concorrem com a palavra, ou seja, os dois exercem grande influência sobre a terra. Os dois disputam o mesmo solo.

 É por isso que Jesus disse em Mateus 6.24 que: Ninguém pode servir a dois senhores... Não podeis servir a Deus e as riquezas. Em Gênesis, Deus profere uma maldição a terra devido o pecado de Adão. Deus fala da seguinte forma: ...maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida. Ela produzirá também cardos e abrolhos....

 O que isto significa sob uma conotação espiritual? Isto significa que o homem (a terra) não somente produzirá bons frutos, porém produzirá maus (cardos e abrolhos), e como vemos os dois possuem grande influência sobre "a terra", porém cabe a nós tirarmos estes espinhos. Deus também disse que: em fadigas obterás da terra o sustento.

 Ou seja, o fruto terá que passar pelo processo como vemos: a semeadura, a germinação, o calor do sol, a penetração das raízes, nela não poderá ter rochas nem espinhos, coisas que exigirão esforço e consequentemente a fadiga para que assim a semente dê fruto. Então os frutos são gerados com muito esforço. Por esta parábola também entendemos quem são os falsos profetas.

 Jesus nos fala em Mateus 7.16 - Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos os abrolhos?. Jesus utiliza-se de duas árvores nas quais ele menciona bastante e que era muito comum naqueles dias que eram as videiras e as figueiras, ou seja, estas eram frutas que eles conheciam, não teriam muita dificuldade de reconhecê-las.

 Porém ele pergunta: Estas frutas podem ser tiradas dos espinheiros ou dos abrolhos? Ou seja, alguém que produz espinhos e abrolhos pode gerar estes frutos? Então aqui Jesus nos dá o caráter de alguém que é lobo e falso profeta, estes produzem espinhos, ou seja, só se preocupam com as coisas terrenas(Fp. 3.19)

 Jesus nos fala que estes se apresentam disfarçados de ovelhas (Mt. 7.15), ou seja, eles se parecem com ovelhas, em Lucas podemos ver o porque eles conseguem enganar a muitos. Em Lucas fala que os espinhos que eles possuem não deixam os frutos amadurecerem. Então existe algo visível neles, algo que dá a entender que é; que são frutos não maduros, porém fruto que não é maduro é fruto ruim.

 Os que possuem espinhos, vão aparentar serem ovelhas, vão aparentar terem bons frutos, mas no seu interior ainda são lobos e seus frutos não são bons, pois Jesus fala toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo, ou seja, Jesus abre uma possibilidade de alguém gerar fruto, mas este não ser bom. Alguém poderia dizer que o mau fruto são os pecados.

 Porém Paulo descreve como "obras" e não "fruto" aquilo que a carne produz (cf. Gl. 5.19). Então seguindo o mesmo contexto que Jesus faz a aplicação do falso profeta, que sabemos que é o que produz espinhos, conclui-se que o mau fruto é o fruto que não é maduro.
 
4º - Solo Frutífero (Boa Terra)

 O último solo são os que compreendem a Palavra do Reino. Estes possuem características totalmente diferentes dos demais, estes primeiramente são os que Jesus diz em Mateus 13:11 - Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus..., estes foram escolhidos por Jesus, não podemos pensar que os que entendem a palavra são porque são mais inteligentes que os outros, pois todos os discípulos eram homem iletrados, não inteligentes conforme a sociedade, porém os mesmos possuíam a revelação de Deus.

  Estes conseguem ouvir a palavra de bom e reto coração.Sabemos que a semente deve ter o crescimento tanto para baixo (raízes) quanto para cima(frutos). Os de solo rochoso crescem apenas para cima, ou seja, é algo só aparente, é por isso que não duram por muito tempo. Já os da boa terra, conseguem criar raízes pois não possuem rochas em seu solo, conseguindo eles a firmeza necessária para suportar o calor da provação.

 Também não possuem espinhos em seu solo, servem apenas a um senhor, e por efeito os da boa terra frutificam com perseverança. Vemos também que há diferenças na frutificação, uns produzem cem, outros sessenta e outros trinta. Vemos também que são três que receberam os talentos: um recebeu cinco, outro dois, e outros um, conforme a capacidade de cada um. E assim também sucede naqueles frutificam, cada um conforme a sua capacidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário