domingo, 13 de dezembro de 2015

Reflexão Bíblica - Sendo Cristão


 Todos nós cristãos sabemos que as coisas passadas são sombras das que agora são. Podemos olhar para história bíblica e ver muito de nossas vidas nela. Se começarmos do princípio veremos que as coisas que foram aplicadas a Israel, hoje pode-se muito bem aplicar-se a nós, então vejamos: - Vivemos e nascemos já no Egito (mundo), até que Deus envia alguém para nos tirar de lá, no caso de Israel Moisés, no nosso Jesus.

 No começo não é fácil pois o Egito (mundo), nos persegue querendo fazer com que fiquemos e que continuemos seus escravos, até que por um milagre, como foi o da passagem pelo Mar Vermelho, Deus nos arranca do Egito (mundo) e nos chama para servir e ser conduzidos por Ele, após isso Deus nos revela a sua Lei como fez a Israel, para que seja exposto o pecado que há em nós, e da mesma maneira que Israel falou; nós em nossa ignorância falamos o mesmo: - Tudo quanto o SENHOR disse, isso faremos.

 E nos esforçamos para cumprir Seus estatutos, até chegarmos ao ponto de nos desesperarmos, pois vimos por experiência própria que é impossível ser perfeito em toda Lei de Deus. Quando chegamos a esta etapa, quando se nos torna evidente que estamos perdidos e condenados, é nesta hora que Deus envia um salvador que é o Seu próprio filho Jesus Cristo, para que confiemos somente nele e na sua justiça, pois ficou evidente que a nossa justiça é falha e imperfeita.

 Após isso da mesma forma que Israel foi sustentado alimentado até chegar a Canaã, nós também nesta etapa de certo modo seremos também sustentado por Cristo, pois nesta fase somos crianças espirituais. Quando já estamos mais maduros em Cristo, quando já verdadeiramente nascemos de novo outra etapa nos é proposta a da mortificação carne, esta etapa é somente para os nascidos de novo, os neófitos em Cristo não possuem poder nem fé necessária para exercer tal função, tendo em vista que seu chamado atual é somente crer no Evangelho e se arrepender de seus pecados.

 Nesta fase de mortificação atribuímos a nós mesmos uma responsabilidade que não tínhamos antes, do mesmo modo que Israel após ter chegado em Canaã não foi mais sustentado por Deus, pelo contrário, teria de trabalhar e se esforçar para prover o seu sustento.

 Obviamente não negligenciemos o fato de que Deus nos ajudará em nossa mortificação, mas não nos deixemos persuadir de que Deus fará tudo e nós não faremos nada. E após a etapa da mortificação, pela qual obtemos por efeito a santificação que deverá perdurar por toda a nossa vida terrena, chegamos a última etapa que é a da glorificação, a consumação de nossa fé, na qual estaremos com Cristo eternamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário