quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Gênesis 6 - Comentário Bíblico



1 -Como se foram multiplicando os homens na terra, e lhes nasceram filhas,

 Acredita-se que mais ou menos 1 milênio e meio já haviam se passado.

 2 -vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas, tomaram para si mulheres, as que, entre todas, mais lhes agradaram.

 Segundo o Livro de Enoque foram 200 anjos que vieram a terra no monte Hermon. Esses anjos ensinaram vários conhecimentos ocultos, como: Fabricação de espadas, facas, escudos, armaduras, espelhos, braceletes; uso de pinturas, embelezamento das sobrancelhas, uso de pedras preciosas e corantes; sortilégios, divisores de raízes, observação das estrelas(astrologia), sinais, astronomia e movimentos da lua.

 3 -Então, disse o Senhor: O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão cento e vinte anos. 

  Esse decreto se cumpre 600 anos depois, com a morte de Jacó aos 147 anos(Gn.47.28). Após ele ninguém ultrapassou os 120.

4 -Ora, naquele tempo havia gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos; estes foram valentes, varões de renome, na antiguidade.

Nefilins: Em hebraico a palavra Naphal significa: "Cair" + o sufixo "im" que representa o plural(equivalente ao S em português).
Eles estavam antes dos anjos descerem e após eles descerem. Todas as mitologias são baseadas nesta verdade, a saber, de anjos(deuses)
que se relacionaram com humanos, geraram semi-deuses e lhes deram conhecimentos ocultos. 
 Varões de renome: Ninrode(Construtor da Torre de Babel), Hércules(Filho de Zeus, derrotou várias criaturas tenebrosas como: a Hidra, o Leão de Neméia e o Cérberus), Aquiles(Conhecido pela sua grande invulnerabilidade derrotou o herói Hector nos portões de Tróia), Perseu(matou a Medusa), Teseu(Fundador de Atenas, também matou o Minotauro), Imotep(célebre médico egípcio, construtor da pirâmide de Djoser e sumo sacerdote do deus Rá)
Esses semi-deuses serão os futuros demônios(Enoque 15.12-17).

5 -Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração;

 Houve uma contaminação na genética do homem através dos anjos caídos, sinal este que se propaga até os dias de hoje pelo fato de termos 4 tipos sanguíneos, sendo 3 letras (A, B e O) e 1 misturado (AB).
 Existem dois tipo de RH o positivo e o negativo, sendo apenas 15% da população que possui o RH negativo, sendo que 40% deste total são ou descendem da Europa. Há 4 tipos de cabelos: pretos, loiros, ruivos e uma mistura que é castanho, mistura do preto com o ruivo que surge o castanho. Há 4 tipos de coloração de olhos: Azuis, verdes, pretos e castanhos.

6 -então, se arrependeu o Senhor de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração. 

 Deus não é homem para que se arrependa. Esta é uma linguagem antropomórfica que significa que houve uma mudança na disposição do coração de Deus, Ele estava triste, ou seja, entristeceu-se.

7 -Disse o Senhor: Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, o homem e o animal, os répteis e as aves dos céus; porque me arrependo de os haver feito. 

 O fato de Deus querer destruir os animais se dá pelo de que houve uma corrupção também com animais. Os anjos conheciam e ensinaram a Engenharia Genética. Na antiguidade vemos que os primeiros deuses dos egípcios eram homens com cabeça de animais, como: Anubis(cabeça de cachorro), Hórus(cabeça de facão), Set(cabeça de porco-formigueiro), Hator(cabeça de vaca) e Toth(cabeça de Íbis). Os gregos falavam sobre: o Minotauro(homem com cabeça de touro), Centauro(metade homem e metade cavalo), Sereias(metade mulher e metade peixe) Équidna(metade mulher e metade serpente), Medusa(Mulher com cabelo de serpente e dentes de javali), Harpias(metade mulher e metade pássaro) Faunos/Sátiros(metade homem e metade bode). Animais como o Ornitorrinco podem ser fruto de cruza de espécies diferentes.

8 -Porém Noé achou graça diante do Senhor.

Noé achou graça pelo fato de que era o único puro de sua geração. Satanás queria corromper a linhagem do Messias para que ele não pudesse vir. Porém ele não sabia que o filho seria da semente da mulher e não do homem, pois o Messias é filho de Maria, mas não de José.

9 -Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus. 

 Noé era justo e reto, porém havia o seu fator genético pois de outra forma seu pai Lameque e seu bisavô Matusalém deveriam ter entrado na arca pois  pertenciam a descendência de Sete. Mas Lameque morre 5 anos antes do dilúvio e Matusalém no ano do dilúvio.

10 -Gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé.

 Esta é uma recapitulação de Gn.5.32 onde a Escritura abre um espaço para mencionar um fato importante, a saber, a descida dos anjos na Terra e depois volta do ponto onde havia parado.

11 -A terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência. 

12 -Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra. 

13 -Então, disse Deus a Noé: Resolvi dar cabo de toda carne, porque a terra está cheia da violência dos homens; eis que os farei perecer juntamente com a terra. 

14 -Faze uma arca de tábuas de cipreste; nela farás compartimentos e a calafetarás com betume por dentro e por fora. 

Arca: Baú oco. Joquebede em Ex.2.3 utiliza-se de uma arca para esconder Moisés, ela tomou uma cesta de juncos e vedou-a com piche e betume.

15 -Deste modo a farás: de trezentos côvados será o comprimento; de cinquenta, a largura; e a altura, de trinta. 

 A arca não era um navio, mas uma imensa casa em forma e estrutura como as casas no Oriente, projetadas para não navegar, mas apenas para flutuar. A arca teria cerca de 133m de comprimento, 22m de largura e 13 m de altura.

16 -Farás ao seu redor uma abertura de um côvado de altura; a porta da arca colocarás lateralmente; farás pavimentos na arca: um em baixo, um segundo e um terceiro. 

Uma abertura - Provavelmente uma janela de clarabóia. 

Um côvado de altura – Uma orientação para levantar o telhado no meio, aparentemente formando uma suave inclinação para deixar a água correr.

17 -Porque estou para derramar águas em dilúvio sobre a terra para consumir toda carne em que há fôlego de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra perecerá. 

A repetição do anúncio era estabelecer a sua certeza(Gn.41.32)

18 -Contigo, porém, estabelecerei a minha aliança; entrarás na arca, tu e teus filhos, e tua mulher, e as mulheres de teus filhos. 

 - Noé simboliza Cristo, pois pela sua justiça ele salvou os seus e todo aquele que cresse em Noé também seria salvo.
- Deus menciona primeiro Noé, depois os filhos, depois a mulher de Noé e por último as suas noras. Provavelmente a mulher de Noé não é mencionada ao lado dele, pois ela é da descendência de Caim. Ela seria Naamá irmã de Tubalcaim(Gn.4.22).

19 -De tudo o que vive, de toda carne, dois de cada espécie, macho e fêmea, farás entrar na arca, para os conservares vivos contigo. 

Deus poderia ter destruído todas as criaturas, e feito outras para ocuparem o novo mundo, mas preferiu preservar as já criadas mesmo tendo poder para tal. Vemos que Deus além de levar em consideração aquilo que Ele já criou, Ele não desperdiça nada que já existe.

20 -Das aves segundo as suas espécies, do gado segundo as suas espécies, de todo réptil da terra segundo as suas espécies, dois de cada espécie virão a ti, para os conservares em vida. 

A ordem dos animais citada é a mesma que está descrita em Gn.1.26

21 -Leva contigo de tudo o que se come, ajunta-o contigo; ser-te-á para alimento, a ti e a eles. 

22 -Assim fez Noé, consoante a tudo o que Deus lhe ordenara.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Nada há pois novo debaixo do Sol

 Toda a tecnologia na qual utilizamos no século XXI já era conhecida há milênios atrás. A arqueologia tem realizado estas grandes descobertas e por meio delas deveríamos fazer uma releitura da história da humanidade. Pois se a ciência diz que a medida que o tempo passa o homem evolui em inteligência e capacidade, como poderiam homens "primitivos" dispender de uma tecnologia similar aos dos nossos dias e até mais avançada como é o caso das pirâmides?

 Salomão disse em Ec.1.9 que: O que foi é o que há de ser; e o que se fez, isso tornará a fazer; nada há, pois, de novo debaixo do sol. E isto abrange a todas as instâncias desta vida, todas as coisas já foram feitas e vivemos em ciclos. Mas há de se perguntar, se existiu uma tecnologia tão avançada no passado, como a descobriram? Ou talvez ela tenha sido ensinada, mas se foi ensinada, quem seriam estes? De onde vieram? 

 A Bíblia mostra em Gn.6 que os os homens tiveram contato com os anjos e estes anjos ensinaram muitas coisas aos homens. No Livro de Enoque capítulo é relatado sobre tudo o que estes anjos ensinaram aos filhos dos homens. 

 As imagens abaixo mostram que os antigos sabiam muito mais do que aquilo que a história nos mostra.











































Notebook com duas entradas USB?

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Genesis 5 - Comentário Bíblico


1Este é o livro da genealogia de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez;

 2homem e mulher os criou, e os abençoou, e lhes chamou pelo nome de Adão, no dia em que foram criados. 

3Viveu Adão cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e lhe chamou Sete. 

A Palavra faz questão em mencionar que Adão gerou um filho conforme a sua imagem e semelhança. Caim não aparece porque Caim era do Maligno(1Jo.3.12). Abel também não aparece, pois não havia deixado descendência.

4Depois que gerou a Sete, viveu Adão oitocentos anos; e teve filhos e filhas. 

5Os dias todos da vida de Adão foram novecentos e trinta anos; e morreu.

 Um dos significados de Sete é "Aquele que foi escolhido". Justamente porque os anteriores não o foram.

6Sete viveu cento e cinco anos e gerou a Enos.

Enos: Homem. 

7Depois que gerou a Enos, viveu Sete oitocentos e sete anos; e teve filhos e filhas. 

8Todos os dias de Sete foram novecentos e doze anos; e morreu.

9Enos viveu noventa anos e gerou a Cainã. 

Cainã: Possessão

10Depois que gerou a Cainã, viveu Enos oitocentos e quinze anos; e teve filhos e filhas. 

11Todos os dias de Enos foram novecentos e cinco anos; e morreu.

 De acordo com os escritores árabes, Enos era um homem muito bom, governava bem seu povo e os instruía nos caminhos da justiça e do temor de Deus; e quando seu fim se aproximava, seus descendentes se reuniram em torno dele para sua benção; e chamando-os a ele, ordenou-os que, por sua própria vontade, praticassem a santidade, e exortou-os a não se misturarem com a descendência de Caim, o assassino; e tendo nomeado Cainã seu sucessor, ele morreu com 905 anos de idade, anno mundi 1340, e foi sepultado no monte santo; mas de acordo com o bispo Ussher foi no anno mundi 1140.

12Cainã viveu setenta anos e gerou a Maalalel. 

Maalalel: Glória de Deus

13Depois que gerou a Maalalel, viveu Cainã oitocentos e quarenta anos; e teve filhos e filhas. 

14Todos os dias de Cainã foram novecentos e dez anos; e morreu.

 Os escritores árabes também louvam Cainã como um bom príncipe do seu povo; e, na sua morte, ordenou-lhes que não abandonassem o monte santo, e que não se unissem aos descendentes de Caim; e tendo designado Maalalel, que dizem ser seu filho mais velho, seu sucessor, morreu no quarto dia da semana, e no dia treze do mês de Quirã, anno mundi 1535, e foi sepultado no Túmulo dos Patriarcas, e eles choraram por ele, segundo o costume, quarenta dias; segundo o bispo Ussher foi anno mundi 1235.

15Maalalel viveu sessenta e cinco anos e gerou a Jarede. 

Jarede: Desceu. O significado de Jarede(desceu) pode significar um fato que ocorreu no perído do seu nascimento, pois segundo o livro de Enoque os anjos desceram a terra.

16Depois que gerou a Jarede, viveu Maalalel oitocentos e trinta anos; e teve filhos e filhas. 

17Todos os dias de Maalalel foram oitocentos e noventa e cinco anos; e morreu.

Os escritores árabes também falam bem dele como um bom governador, um homem piedoso que andava no caminho da justiça; e quando ele morreu, abençoou seus filhos, e os fez jurar pelo sangue de Abel, para que nenhum deles abandonasse o monte santo e fosse aos filhos de Caim: segundo o bispo Ussher, ele morreu no anno mundi 1290.

18Jarede viveu cento e sessenta e dois anos e gerou a Enoque. 

Enoque: Ensinando

19Depois que gerou a Enoque, viveu Jarede oitocentos anos; e teve filhos e filhas. 

20Todos os dias de Jarede foram novecentos e sessenta e dois anos; e morreu.

21Enoque viveu sessenta e cinco anos e gerou a Metusalém. 

Matusalém: Sua morte trará. Ele morreu no mesmo ano do dilúvio.

22Andou Enoque com Deus; e, depois que gerou a Metusalém, viveu trezentos anos; e teve filhos e filhas. 

23Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos. 

 Devido à intimidade de sua caminhada com Deus, acredita-se que ele foi “transladado” ao céu. Com esse resumo deve ser comparado o relato do sétimo rei da dinastia babilônica antediluviana, chamado Enmeduranki, que recebeu revelações do deus-sol Samas, e foi o construtor da cidade de Sippar, dedicada ao deus-sol.

24Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si.

De Adão até Noé, Enoque foi o que teve menos tempo de vida, porém isto foi algo bom e não ruim. Quem anda com Deus, Deus o quer para si.

25Metusalém viveu cento e oitenta e sete anos e gerou a Lameque. 

Matusalém foi o homem que viveu por mais tempo em toda história da humanidade.

Lameque: Oprimido, pobre, que fica abaixo

26Depois que gerou a Lameque, viveu Metusalém setecentos e oitenta e dois anos; e teve filhos e filhas. 

Este Lameque é diferente da pessoa mencionada em Gn.4.18

27Todos os dias de Metusalém foram novecentos e sessenta e nove anos; e morreu.

28Lameque viveu cento e oitenta e dois anos e gerou um filho; 

29pôs-lhe o nome de Noé, dizendo: Este nos consolará dos nossos trabalhos e das fadigas de nossas mãos, nesta terra que o Senhor amaldiçoou. 

Noé: Consolo

30Depois que gerou a Noé, viveu Lameque quinhentos e noventa e cinco anos; e teve filhos e filhas. 

Lameque morreu 5 anos antes do dilúvio

31Todos os dias de Lameque foram setecentos e setenta e sete anos; e morreu.

Descendência de Sem: Árabes, Assírios, Hebreus, Iraquianos, Lídios, Persas, Sírios, Turcos. Descendência de Cam: Africanos, Amorreus, Arqueus, Arvadeus, Egípcios, Etíopes, Fenícios, Girgazeus, Hamateus, Hititas, Herveus, Jebuseus, Líbios, Sineus, Zemareus.

Descencência de Jafé: Afgãs, Alemães, Anglos, Austríacos, Boêmios,

Búlgaros, Checos, Cimérios, Citas, Croatas, Curdos, Dinamarqueses,

Escandinavos, Eslavos, Eslovacos, Espanhóis, Franceses, Gregos, Holandeses,

Húngaros, Indianos, Ingleses, Medos, Polacos, Portugueses, Romanos, Russos,

Saxões, Teutões, Trácios.

32Era Noé da idade de quinhentos anos e gerou a Sem, Cam e Jafé.

Sem: Nome

Cam: Quente, Ardente

Jafé: Aquele que acrescenta

Significado da descendência de Adão: O Deus-Homem colocado como homem

mortal possuidor da glória de Deus, descerá ensinando que quando ele morrer haverá derramamento até sobre os pobres de um consolador.

sábado, 20 de fevereiro de 2021

Gênesis 4 - Comentário Bíblico


1 - Coabitou o homem com Eva, sua mulher. Esta concebeu e deu à luz a Caim; então, disse: Adquiri um varão com o auxílio do Senhor.

Caim: Lança

 2 - Depois, deu à luz a Abel, seu irmão. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim, lavrador. 

Abel: Fôlego, sopro, vapor. 

 3 -Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor.
no fim de uns tempos. No original hebraico, “no final dos dias”, provavelmente no sábado.

 4 - Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta;

É somente mencionado que Caim ofertou, mas há um destaque quando é mencionado a oferta de Abel. Abel prefigura Cristo, pois sua oferta foi aceita diante de Deus.

5 - ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante.

Deus não aceita qualquer tipo de oferta.

6 - Então, lhe disse o Senhor: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante?

Deus não é indiferente a aquilo que sentimos.

7 - Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.

8 - Disse Caim a Abel, seu irmão: Vamos ao campo. Estando eles no campo, sucedeu que se levantou Caim contra Abel, seu irmão, e o matou.

A Bíblia não relata o que Caim falou a Abel. O provável é que Caim quis arranjar uma desculpa para matar Abel, ele queria tranquilizar sua consciência para com aquilo que já pretendia fazer, então a Palavra considera irrelevante o que ele disse tendo como base suas intenções infundadas.

9 - Disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Ele respondeu: Não sei; acaso, sou eu tutor de meu irmão?

Se algo acontecer com nossos irmãos, o SENHOR responsabilizará a nós. Caim responde a Deus com arrogância, e a própria arrogância era a prova de que ele não O conhecia, pois não sabia que Ele era Onisciente. Se não formos guardadores dos nossos irmãos, seremos Caim, assassinos dos nossos irmãos.

10 - E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão clama da terra a mim.

 O sangue de Abel clamava por justiça, prefigurando o sangue de Cristo que nos justifica.

11 -És agora, pois, maldito por sobre a terra, cuja boca se abriu para receber de tuas mãos o sangue de teu irmão.
12 -Quando lavrares o solo, não te dará ele a sua força; serás fugitivo e errante pela terra. 
13 -Então, disse Caim ao Senhor: É tamanho o meu castigo, que já não posso suportá-lo. 
Caim lamentou mais o seu castigo do que seu pecado. Ele não estava arrependido.
14 -Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua presença hei de esconder-me; serei fugitivo e errante pela terra; quem comigo se encontrar me matará.
 Fica evidente que existiam outras pessoas além de Adão, Eva e Caim. Provavelmente os filhos e filhas de Adão e Eva.

15 - O Senhor, porém, lhe disse: Assim, qualquer que matar a Caim será vingado sete vezes. E pôs o Senhor um sinal em  Caim para que o não ferisse de morte quem quer que o encontrasse. 

 Há várias teorias sobre o que seria a marca que Deus colocou em Caim. Alguns acreditam que era o nome de Deus e outros que Deus teria o transformado em uma criatura animalesca com chifres, desta forma as pessoas teriam medo dele e não o matariam.

16 - Retirou-se Caim da presença do Senhor e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden.

Node: Fuga, exílio

17 - E coabitou Caim com sua mulher; ela concebeu e deu à luz a Enoque. Caim edificou uma cidade e lhe chamou Enoque, o nome de seu filho.

Enoque: Dedicado, Consagrado.

A mulher de Caim provavelmente era uma de suas irmãs ou sobrinhas.

18 - A Enoque nasceu-lhe Irade; Irade gerou a Meujael, Meujael, a Metusael, e Metusael, a Lameque. 

Irade: Rápido, fugaz, corredor

Meujael: Ferido por Deus

Metusael: Aquele que é de Deus

19 - Lameque tomou para si duas esposas: o nome de uma era Ada, a outra se chamava Zilá. 

Lameque: Oprimido, Que fica abaixo, pobre

Ada: Beleza, Ornamento

Zilá: Que dá sombra

Lameque foi o Pai da poligamia

20 - Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado.

Jabal: Um ribeiro

 21 - O nome de seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta.

Jubal: Pequeno riacho

22 - Zilá, por sua vez, deu à luz a Tubalcaim, artífice de todo instrumento cortante, de bronze e de ferro; a irmã de Tubalcaim foi Naamá.

TubalCaim: Tu serás trazido de Caim

Acredita-se que Naamá era a esposa de Noé, ela não aparece lado a lado com ele pois a mesma não era da descendência de Sete.

23 - E disse Lameque às suas esposas: Ada e Zilá, ouvi-me; vós, mulheres de Lameque, escutai o que passo a dizer-vos: Matei um homem porque ele me feriu; e um rapaz porque me pisou.

Lameque criou uma canção com o fato de ter assassinado um homem. Esse fato alude a prepotência que ele tinha por ter um filho que era músico e outro que fabricava instrumentos de guerra.

24 - Sete vezes se tomará vingança de Caim, de Lameque, porém, setenta vezes sete. 

Gabou-se dizendo que Caim precisava da proteção de Deus ele porém não.

Significado da Genealogia de Caim: O homem feriu com a lança aquele que foi consagrado rapidamente, ferido por Deus, aquele que é de Deus, foi oprimido.

25 - Tornou Adão a coabitar com sua mulher; e ela deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Sete; porque, disse ela, Deus me concedeu outro descendente em lugar de Abel, que Caim matou. 

Sete: Colocado

26 - A Sete nasceu-lhe também um filho, ao qual pôs o nome de Enos; daí se começou a invocar o nome do Senhor. 

Enos: Homem mortal