sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Estudo - Preexistência da Alma

Apresentação

 

 Antes do Criador criar o mundo físico, havia somente o mundo espiritual. Houve porém uma guerra, uma rebelião, onde Lúcifer(Satanás) e juntamente a terça parte dos anjos se rebelaram contra o Criador. Houve porém uma outra terça parte que permaneceu fiel a Deus e houve uma outra terça parte que permaneceu neutra ou até mesmo em dúvida.


 Para esta terça parte Deus criou um plano de redenção onde eles teriam a oportunidade de escolher em qual lado iriam querer ficar, e esta 3ª parte são todos aqueles que vem, vieram e hão de vir a Terra. Como esses duvidaram vendo, agora o teste seria crer sem ver. Ou seja, teriam que viver pela fé. 


 Através deste campo de provas mostraríamos de qual lado estamos. Segundo a cultura hebraica as almas que encarnarão aqui na Terra estão aguardando no Salão das Almas ou Câmara de Guf(corpo/cadáver). Acredita-se que este local encontra-se no 7º céu.


 No Talmud é dito que o Messias não voltará enquanto o Guf não estiver vazio de todas as almas. O nome Religião vem de religar, ou seja, estava ligado, foi desligado e agora será ligado novamente. Como não somos daqui, somente as coisas do alto(nossa casa) é que nos preenchem, que dão sentido a nós. 


Versículos


 

Gênesis 1.1.2 - No princípio, criou Deus os céus e a terra.

- O versículo 1 é o período da Preexistência, Dispensação dos Anjos ou Período pré-adâmico. Onde habitava toda a criação de Deus em perfeita paz por um período de tempo incalculável.


2 - A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. 

- Deus nunca cria nada sem forma e vazio, pois em Is.45.18, diz: o Deus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu; que não a criou para ser um caos, mas para ser habitada. Há uma lacuna de tempo entre o verso 1 e o 2 que muitos denominam como: Gap, Teoria o Hiato, Teoria do Intervalo ou Teoria da Lacuna. Onde ocorre a destruição da Terra e na continuação do texto Deus não cria a Terra, mas sim a recria.

- Em hebraico a tradução seria "Em um princípio", ou seja, este não era o início de tudo, houve um ou mais princípios antes desse.

- A primeira palavra do livro de Gênesis é "Bereshit", e a sua primeira letra é o "Bet" que equivale a letra "B" que é a 2ª letra do alfabeto. Assim sendo o início começa pela segunda letra, aludindo de que esta é a segunda versão deste mundo.


Gênesis 6:2,4 - Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.

4 - Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama.

- Estes filhos de Deus mencionados são os anjos. Os mesmos são chamados de filhos de Deus e não de anjos(malach/mensageiros) pois não estão atuando nesta função.


Gênesis 15:5 - Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência.

- Deus não fez um paralelo de estrelas com a descendência de Abraão, mas sim mostrou literalmente para ele sua descendência. Pois éramos nós que estávamos e estamos lá.


Números 35.6,9-13,15,24-28 - Das cidades, pois, que dareis aos levitas, seis haverá de refúgio, as quais dareis para que, nelas, se acolha o homicida; além destas, lhes dareis quarenta e duas cidades.

9 - Disse mais o Senhor a Moisés:

10 - Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando passardes o Jordão para a terra de Canaã, 11 - escolhei para vós outros cidades que vos sirvam de refúgio, para que, nelas, se acolha o homicida que matar alguém involuntariamente.

12 - Estas cidades vos serão para refúgio do vingador do sangue, para que o homicida não morra antes de ser apresentado perante a congregação para julgamento.

13 - As cidades que derdes serão seis cidades de refúgio para vós outros.

15 - Serão de refúgio estas seis cidades para os filhos de Israel, e para o estrangeiro, e para o que se hospedar no meio deles, para que, nelas, se acolha aquele que matar alguém involuntariamente.

24 - então, a congregação julgará entre o matador e o vingador do sangue, segundo estas leis,

25 - e livrará o homicida da mão do vingador do sangue, e o fará voltar à sua cidade de refúgio, onde se tinha acolhido; ali, ficará até à morte do sumo sacerdote, que foi ungido com o santo óleo.

26 - Porém, se, de alguma sorte, o homicida sair dos limites da sua cidade de refúgio, onde se tinha acolhido,

27 - e o vingador do sangue o achar fora dos limites dela, se o vingador do sangue matar o homicida, não será culpado do sangue. 

28 - Pois deve ficar na sua cidade de refúgio até à morte do sumo sacerdote; porém, depois da morte deste, o homicida voltará à terra da sua possessão.

 Estas passagens mostram, sob a ótica da preexistência, que pecamos a

semelhança de Eva que foi enganada, seduzida. O pecado não veio

propriamente de sua decisão primária, mas foi levada ao erro. O julgamento para quem mata voluntariamente e quem mata involuntariamente é diferente. Os do segundo grupo recebem cidades refúgios para se abrigarem, essas 6 cidades representam a Terra e os 6 milênios que viveremos nela. Não podemos sair da Terra, do contrário, seremos dignos de sermos mortos, nossa saída daqui ocorre quando o Sumo sacerdote, Jesus, morre. Então podemos retornar para a terra de nossa possessão, a saber, o céu. 


Deuteronômio 29:14,15 - Não é somente convosco que faço esta aliança e este juramento, 

15 - porém com aquele que, hoje, aqui, está conosco perante o Senhor, nosso Deus, e também com aquele que não está aqui, hoje, conosco.

- Os judeus acreditam que quando Moisés disse que estava fazendo aliança com "aquele que não está aqui hoje, conosco", estes eram todos aqueles que iriam nascer futuramente, porém estávamos todos lá. 


Jó 1:6 - E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles.

- Sempre que os anjos são retratados se apresentando diante dos homens, eles são retratados como "mensageiros(malach)". Já quando se apresentam diante de Deus eles são retratados como "filhos de Deus".


Jó 8:9 - porque nós somos de ontem e nada sabemos; porquanto nossos dias sobre a terra são como a sombra.

- Nós nascemos "ontem" aludindo a antiguidade, e não sabemos nada, pois nos esquecemos quando viemos para cá.


Jó 10:11 - De pele e carne me vestiste e de ossos e tendões me entreteceste.

- Jó chama a estrutura física de vestimenta, ou seja, as vestes não são o ser real. O ser real é o espírito da pessoa que está sendo revestida de carne.


Jó 38:3,7,21 - Cinge, pois, os lombos como homem, pois eu te perguntarei, e tu me farás saber.

Deus manda Jó se vestir como homem, mas se Jó já o era porque ele teria que se vestir do mesmo? A resposta disso é que Deus começaria fazer várias perguntas a ele que nenhum homem saberia responder. Mas um anjo com certeza saberia. Como Deus sabe da dupla natureza de Jó, Ele o manda se vestir de homem.

6 - Sobre que estão fundadas as suas bases ou quem lhe assentou a pedra angular,

- Jesus é a pedra angular do nosso mundo, ele é a causa deste mundo existir. Pois somente por ele temos a redenção, por isso ele é o nosso resgate.

7 - quando as estrelas da alva, juntas, alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus?

- Estrelas da alva e os filhos de Deus cantavam e rejubilavam durante a

recriação do mundo. Isto mostra que os anjos não foram criados nos 6 dias de Gn.1, mas sim antes.

21 - Tu o sabes, porque nesse tempo eras nascido e porque é grande o número dos teus dias!

- Após uma sucessão de perguntas e mostrando a existência de seres junto a Ele se alegrando na recriação do mundo. Deus diz a Jó que não somente ele sabe a resposta de todas as perguntas que ele fez, como ele era um daqueles que estavam se alegrando durante a recriação. 


Jó 40:15 - Contemplas agora o beemote, que eu fiz contigo, que come a erva como o boi.

- A palavra "fiz" em hebraico é "(Asah/6213), esta palavra denota fabricar, criar algo a partir de um material já existente. Se Deus fez/fabricou o beemote junto com Jó e Jó como cita no cap.38.21 é anterior a criação da Terra. Então Jó estava presente na criação do Beemote, e pode também ter auxiliado. 


Salmos 8:5 - Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste.

- Deus não está criando duas classes de seres, mas o homem foi criado para ter um estado de consciência de Deus menor do que a de um anjo. A essência é a mesma, mas é mister que seja assim, pois a Terra é um teste de escolha. Por isso Adão e Eva não tinham contato pleno com o Criador. 


Salmos 33:6 - Os céus por sua palavra se fizeram, e, pelo sopro de sua boca, o exército deles. 

- Este texto alude ao que aconteceu no jardim do Éden onde Deus cria Adão e sopra o fôlego de vida(Chaim/vidas) dentro dele. O exército são os anjos. Pelo sopro divino foi criado um exército, ou seja, vários anjos. E em Adão todos nós estávamos lá pelo mesmo sopro.


Salmos 74:2 - Lembra-te da tua congregação, que compraste desde a antiguidade; da vara da tua herança, que remiste; deste monte Sião, em que habitaste.

- Deus nos comprou não quando fez a aliança no monte Sinai com Moisés, mas desde os tempos eternos Antiguidade(Qedhem/6924) - Dias remotos, oriente, eternidade, antes do começo. 


Salmos 82:6,7 - Eu disse: sois deuses, sois todos filhos do Altíssimo.

7 - Todavia, como homens, morrereis e, como qualquer dos príncipes, haveis de sucumbir.

- Jesus testifica desta passagem em Jo.10.34, pois aquela passagem se referia aos anjos que eram autoridades e julgavam a terra, mas ao mesmo tempo Deus declara que estes anjos morreriam como homens.


Salmos 88:3,4,5-18 - 3 - Porque a minha alma está cheia de angústia, e a minha vida se aproxima da sepultura.

- A sua alma se aproxima da sepultura em consequência da dúvida que ela teve.

4 - Estou contado com aqueles que descem ao abismo; estou como homem sem forças,

- Ele foi contado com aqueles que descem ao abismo, ou seja, desceu junto com um outro grupo.

- É agora um homem sem forças pois antes era um ser espiritual de luz e poderoso. Agora porém de carne e com muitas limitações.

5 - Livre entre os mortos, como os feridos de morte que jazem na sepultura, dos quais te não lembras mais, e estão cortados da tua mão.

- Livre, ou seja, Liberdade, pois era o que ele achava que não tinha e agora "tem". E vive agora entre os "mortos" os que se rebelaram contra Deus.

6 - Puseste-me no abismo mais profundo, em trevas e nas profundezas.

- Aqui faz alusão ao Gn.1.2 onde é dito que: havia trevas sobre a face do

abismo. Onde Ele reorganiza o caos e dá início a sua criação nesta dimensão.

8 - Alongaste de mim os meus conhecidos, puseste-me em extrema abominação para com eles. Estou fechado, e não posso sair.

- Os conhecidos são os anjos que permaneceram fiéis.

- Estou fechado e não posso sair: Ele fala do mundo em que vivemos, não podemos sair daqui tanto fisicamente e nem tampouco para outra dimensão.

12 - Saber-se-ão as tuas maravilhas nas trevas, e a tua justiça na terra do esquecimento?

- As maravilhas de Deus são as suas obras

- E a Terra do esquecimento é o mundo no qual vivemos onde não temos

lembrança nenhuma de quem somos ou para onde vamos.

17 - Eles me rodeiam todo o dia como água; eles juntos me sitiam.

- Estes que o sitiam faz referência aos demônios.

18 - Desviaste para longe de mim amigos e companheiros, e os meus

conhecidos estão em trevas.

- Amigos e companheiros: Anjos fiéis

- Conhecidos que estão em trevas: Anjos que estão na mesma situação do salmista, ou seja, estão habitando neste mundo tenebroso.


Eclesiastes 1:9 - O que foi é o que há de ser; e o que se fez, isso se tornará a fazer; nada há, pois, novo debaixo do sol.

- O golpe no Brasil revela o mesmo que Satanás tentou fazer no céu: destronar ao rei, tirar a figura de um rei governante das mentes das pessoas, ou seja, tirar o amor do Pai dos corações dos filhos. No caso do Brasil fazer o povo esquecer do governo de um rei, é fundamental pra que as pessoas desacreditem no Reino de Jesus o nosso rei. Em troca ele ofereceu uma República, onde não viveríamos mais sobre uma "ditadura", mas sim uma "democracia" onde teríamos "liberdade" de viver. Onde o poder não mais seria do rei (monarquia), mas sim do "povo" (democracia).


Isaías 63:16 - Mas tu és nosso Pai, ainda que Abraão não nos conhece, e Israel não nos reconhece; tu, ó Senhor, és nosso Pai; nosso Redentor desde a antiguidade é o teu nome. (ACF) 

Esta passagem chama Deus de: Nosso Redentor desde a antiguidade. A palavra de antiguidade é a mesma usada para eternidade.


Jeremias 1:5 - Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações.

- Na Escritura a palavra "conhecer" significa "relação íntima", como cita Gn.4.1: E conheceu Adão a Eva, ou seja, se relacionaram intimamente. Deus não estava falando de presciência, mas de preexistência, pois não há como "conhecer", se relacionar com alguém que ainda não existe.


Jeremias 31:3 - Há muito que o Senhor me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí.

- Deus nos ama desde a eternidade e não quando passamos a existir fisicamente. Deus não ama por abstração, como se estivesse amando algo que ainda não existe. Deus ama seres existentes.


Ezequiel 18:2-4,20 - Que tendes vós, vós que, acerca da terra de Israel, proferis este provérbio, dizendo: Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos é que se embotaram?

3 - Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, jamais direis este provérbio em Israel.

4 - Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá.

20 -A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai, a iniquidade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a perversidade do perverso cairá sobre este.

- Os israelitas criaram um provérbio na qual eles diziam que pagavam pelo mal que seus pais fizeram. Porém Deus lhes diz claramente: "a alma que pecar essa morrerá". Então não podemos ser culpados pelos erros alheios. Não podemos ser culpados pelo erro de Adão, mas somente pelos nossos, o que implica que cometemos um erro.


Daniel 12:3 - Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente.

- Aqui as Escrituras novamente fazem um paralelo entre estrelas(anjos) e os homens. Pois da mesma forma que Jesus disse em João 17.5: "glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo." Nós também voltaremos ao nosso estado primordial.


Miquéias 7:19 - Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar.

- Este "mar" na qual os pecados são lançados é também uma representação do líquido amniótico na qual não lembramos os pecados cometidos na preexistência. E nem tampouco Deus se lembrará mais deles.


Habacuque 1:12 - Não és tu desde a eternidade, ó Senhor meu Deus, meu Santo? Nós não morreremos. Ó Senhor, para juízo o puseste, e tu, ó Rocha, o fundaste para castigar.

- Deus é nosso Santo não desde o momento em que o aceitamos mas Ele já o era desde os tempos eternos. 


Mateus 13:37,38 - E ele respondeu: O que semeia a boa semente é o Filho do Homem; o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino; o joio são os filhos do maligno;

- Nesta parábola a boa semente não é a palavra, mas sim os filhos do Reino de Deus, ou seja, aqueles que vieram de lá. Os filhos do Reino que estão no céu, são semeados(nascidos) neste campo que é este mundo.


Mateus 24:29 - E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas.

- As estrelas que caem são os anjos que serão expulsos das regiões celestes para a Terra. Jesus disse que assim como nos dias de Noé assim também seria na sua vinda. E nos dias de Noé eles transitavam pela Terra.


Mateus 25:41 - Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.

- Muitos dizem que o inferno não foi feito para humanos, e realmente não o foi. Jesus disse que o inferno foi preparado para o Diabo e seus anjos. E somente estes é que serão lançados lá. No dia do juízo até os ímpios descobrirão a sua verdadeira natureza.


Lucas 1:15 - Pois ele será grande diante do Senhor, não beberá vinho nem bebida forte e será cheio do Espírito Santo, já do ventre materno.

- Como que um bebê pode ser cheio do Espírito Santo desde seu nascimento? Fica claro que João Batista não era um bebê qualquer. Seu nascimento está narrado pelo profeta Isaías que viveu 700 anos antes de João. João com certeza não era alguém que ficou indeciso na Guerra celestial, mas alguém que já havia feito a sua escolha. E para que permanecesse íntegro o caráter de João seus pais já eram pessoas experimentadas na vida e piedosas e seu pai era sacerdote. 


João 6:45 - Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, esse vem a mim. 

- Quando que ouvimos o Pai ou aprendido com Ele? Quando ainda andávamos com Ele. No livro de Jó.1.6 mostra algo interessante: Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles. Os anjos possuem funções, e possivelmente de tempo em tempo eles se apresentam diante do Pai, para O adorar, para aprender, para expor o andamento das suas funções.


João 9:1,2 - Caminhando Jesus, viu um homem cego de nascença.

2 - E os seus discípulos perguntaram: Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?

- Se este homem era cego de nascença, como pode ele ter pecado para que se tornasse cego. Aqui há margem para duas possíveis interpretações. Ou eles acreditavam em reencarnação, onde ele teria pecado em uma vida anterior e nesta agora estava pagando pelos seus erros o que é conhecido como Carma. Ou os discípulos tinham o entendimento de que ele havia pecado na sua preexistência e a sua cegueira era fruto daquele pecado cometido.


João 10:14-17,26,27 - Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim, 

- Muitos poderiam alegar que Jesus nos conhece devido a seu poder onisciente, porém ele também diz que as suas ovelhas(que não são oniscientes) também o conhecem. Só conhecemos Jesus e suas palavras pois um dia nos relacionamos com ele e o ouvimos.

15 - assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.

- Jesus compara o conhecimento dele com o Pai, com o nosso com ele. Ele conhece de fato o Pai e o Pai conhece de fato o Filho. E Jesus nos conhece de fato, e nós também o conhecemos embora não nos lembremos, nosso espírito testifica e sabe de tudo isto.

16 - Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor.

17 - Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir.

- Jesus declara que ele dará a sua vida para poder "reassumir" as suas ovelhas. Só podemos "reassumir" algo que antes era nosso.

26 - Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas.

- Jesus bem sabia quem eram aqueles com quem ele estava falando. Isto é declarado exposto, embora de maneira oculta, quando João Batista declara: Raça de Víboras! E Jesus quando declara: Vós tem por Pai o diabo! Isto não era figurado, mas literal.

27 - As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.

- Uma ovelha reconhece a voz de seu pastor, pois já o ouviu muitas vezes. Da mesma forma nós reconhecemos a voz de Jesus pois também o ouvíamos muitas vezes.


João 17:6 - Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra.

- Jesus diz que aqueles a quem ele manifestou o nome de Deus "eram de Deus" e não: "são de Deus". Pois se eles eram e não são, é porque um dia já foram Dele.


João 18:37 - Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.

- Ouvir é diferente de escutar. Ouvir é dar atenção. Todos aqueles que vieram de Deus são da verdade. Aqueles que não vieram de Deus, ou seja, são filhos do Maligno esses são da mentira.


Romanos 3:23 - pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, (ACF)

- Se todos estão destituídos, isso significa que um dia estávamos constituídos. Não há como ser destituído de algo na qual não participávamos. Um médico só poderá alegar que foi destituído de seu cargo se anteriormente exercia tal função. 


Romanos 3:24 - sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,

- Redenção é: O ato de adquirir de novo, de resgatar. Não se pode voltar a comprar algo que antes previamente não foi nosso. 


Romanos 5:12 - Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.

- É dito que a morte passou a todos e não o pecado. Porque não podemos nos responsabilizar por aquilo que nossos pais fizeram cf. Ez.18


Romanos 5:19 - Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos.

- Adão teve a matriz de corpo contaminada. Então herdamos isso e não culpa por Adão. Quando a Escritura fala de herdar pecado se refere a "marca do pecado", contaminação. É isso que herdamos. Não herdamos a culpa sendo que não estávamos lá. O que herdamos é a sua "carne/genética". Ou seja não herdamos culpa, mas contaminação corpórea, ou seja pecado. ́Mesmo que Adão não pecasse, ainda assim teríamos que nascer, pois o pecado da preexistência é um fato. Quando Cristo veio a esse mundo ele nos religou ao corpo espiritual.


Romanos 8:29 - Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

- Deus predestina aqueles que de antemão conheceu(se relacionou). Aqueles que um dia Deus havia se relacionado, Ele mesmo predestinou para serem a imagem de Jesus.


Romanos 9:13 - Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú.

Muitos alegam que Deus olhou para o futuro através de sua onisciência e baseado no que viu decidiu amar a um e odiar a outro. Porém vemos no cap.8 da mesma carta que Deus nos conhece de antemão, ou seja, não é para o futuro que Deus olha, mas para o passado. Deus sabia quem era Jacó e também quem era Esaú, baseado nas escolhas que eles já fizeram e não nas que ainda não fizeram.


Romanos 9:22 - Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição,

- Esta passagem diz que os vasos de ira foram preparados para a perdição. Estes foram preparados para a perdição porque já fizeram a sua escolha na preexistência e não, como alguns pensam, que Deus cria seres para lançá-los no inferno.


2 Coríntios 5:18 - E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;

- Nós estávamos anteriormente conciliados com Deus, depois pecamos e passamos a estar inconciliados com Ele e agora por meio de Cristo recebemos a conciliação e fomos então reconciliados. Algo só pode estar reconciliado se anteriormente já esteve conciliado.


Gálatas 1:15 - Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça.

- Paulo fala que Deus o separou, ou seja, lhe deu a sua missão, antes mesmo dele nascer. Deus cria primeiro os céus(espiritual) e depois a Terra(Físico). Tudo acontece primeiro no espiritual(missão) e depois se manifesta no mundo físico(a realização da missão). Deus não fala com o nada, Deus fala com seres e designa missões a seres.


Efésios 1:4 - assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele;

- Deus não escolhe coisas abstratas, mas sim seres existentes. Aqui é dito que foi antes da fundação do mundo, ou seja, na Preexistência.

- Não é dito que Deus nós escolheu "para" Ele, nem "por" Ele, nem "por meio" Dele. Mas sim "Nele". Ou seja, estávamos Nele, conscientes pois Deus não escolhe aquilo que não existe.


2 Timóteo 1:9 - que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos,

- A graça nos foi dada não quando nascemos e aceitamos a Jesus, mas desde antes de nascermos. A graça é entregue a pessoas, seres. Não posso dar algo para alguém que ainda não existe.


Hebreus 2:14 - Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo,

- O escritor de Hebreus fala que Jesus se sujeitou ao mesmo trato que os filhos de Deus estavam sujeito, que era encarnar em um corpo humano. Sendo que assim como Jesus era preexistente antes de vir para cá, assim também o éramos como ele.


Hebreus 11:13-16 - Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra.

14 - Porque os que falam desse modo manifestam estar procurando uma pátria.

15 - E, se, na verdade, se lembrassem daquela de onde saíram, teriam oportunidade de voltar.

16 - Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade.

- Se nascemos aqui nesta terra não há como nos considerarmos estrangeiros, mas quando sabemos de onde viemos, quando percebemos que esse mundo não nos leva para perto do nosso Pai, nos sentimos como estranhos em uma terra estranha e assim aspiramos uma outra pátria. Diferente desta terrena, mas sim celestial.


Hebreus 13:2 - Não negligencieis a hospitalidade, pois alguns, praticando-a, sem o saber acolheram anjos. 

- Hospitalidade: Receber em casa(corpo), Sem o saber(cálice do esquecimento), acolheram anjos(pessoas).


1 Pedro 1:19,20 - mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós

- O sangue de Jesus era conhecido antes da fundação do mundo, pelo fato de que o pecado começou desde antes da fundação do mundo. Sabemos que o primeiro a pecar foi Lúcifer(Satanás), porém não foi por ele que Cristo derramou o seu sangue. Logo ele teria que ter derramado por alguém, ou muitos que também pecaram juntamente com Satanás, mas que poderiam obter a redenção pelo sangue de Jesus.


Judas 1:6,7 - e a anjos, os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande Dia; 

7 - como Sodoma, e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregado à prostituição como aqueles, seguindo após outra carne, são postas para exemplo do fogo eterno, sofrendo punição.

- Judas fala claramente que aqueles filhos de Deus mencionados em Gn.6.2 se trata de anjos que não guardaram seu estado angelical, desceram do céu que era seu domicílio, e se entregaram a prostituição quando se relacionaram com as filhas dos homens.


Apocalipse 3:16 - Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca; 

- Estamos vivendo a era na igreja de Laodicéia, a era da igreja morna. E justamente nesta era está sendo revelado sobre os mornos na preexistência. Aqueles que ficaram em dúvida, que foram mornos, foram "vomitados". Como estamos perto do fim o contraponto é feito, sendo revelado algo do início.


Apocalipse 12:4,7-10 - A sua cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu, as quais lançou para a terra; e o dragão se deteve em frente da mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o filho quando nascesse.

- A terça parte que era arrastada não eram os anjos que se aliaram a Satanás, pois esse "arrastar" é algo que houve uma resistência. Esses arrastados eram aqueles que permaneceram neutros. No termo grego levar a força, aprisionar. E é o mesmo termo usado em Dn.8.10 - Cresceu até atingir o exército dos céus; a alguns do exército e das estrelas lançou por terra e os pisou.

- No dicionário Strong a palavra Arrastar(syro/4951) significa: Levar a força, aprisionar, punir. 

7 - Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos;

8 - todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles.

9 - E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos.

- Do 7 ao 9 fala claramente dos que pelejaram junto com Satanás contra Miguel, esses não são os mesmos que foram arrastados, esses estavam ao lado de Satanás, eram seus aliados.

10 - Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus. Esta grande voz mencionada com certeza era de um anjo e o mesmo afirma que aqueles que estão na Terra, sendo acusados, são irmãos dele. 


Apocalipse 13:8 - e adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.

- A Escritura inteira relata que fomos escolhidos desde antes da fundação do mundo(Ef.1.4), Jesus havia sido morto desde antes da fundação (1Pe.1.19,20), encerra afirmando que nossos nomes já estavam escritos no Livro da Vida desde ou antes da fundação do mundo. Fica claro que o ponto chave de toda esta trama foi que algo aconteceu antes da fundação do mundo, ou seja, na preexistência.


Apocalipse 21:17 - Mediu também a sua muralha, cento e quarenta e quatro côvados, medida de homem, isto é, de anjo. 

- Adão em hebraico é escrito com 3 letras: Alef, Dalet e o Mem. Que equivalem a: 1, 4, 40. Que aludem ao número 144. João diz que a medida de anjo é a mesma do homem. E a medida de 144 que é de Adão é a mesma de um anjo, porque ambos possuem a mesma essência, ou seja, Adão é um anjo encarnado. A medida de um côvado é aproximadamente 0,4625 cm que é a distância da ponta do dedo até o cotovelo. Este número vezes 144 dá no valor 66,6 que é o número de homem, que também é o número atômico do carbono que possui 6 prótons, 6 nêutrons e 6 elétrons. E também era a medida da altura de Adão. 


Textos não canônicos


 

2Enoque 23.5 - "todas as almas estão preparadas para a eternidade, antes da composição da terra”


Sabedoria de Salomão 8.19,20 - “Quando criança, eu era por natureza bem dotado, e uma boa alma caiu na minha sorte; ou melhor, sendo bom, entrei num corpo sem mácula" 


 

Pessoas que criam na Preexistência


 

*Platão: Filósofo e matemático grego, viveu entre os anos 428 a.C. e 348 d.C.


*Fílon de Alexandria: Filósofo e exegeta judeu-helenista, nasceu em 25 a.C.


*Orígenes de Cesaréia: Teólogo e filósofo neoplatônico patrístico. Faleceu em 254 a.C. O mesmo afirmava um período pré-mortal em que as almas individuais eram capazes de fazer escolhas. Suas opiniões foram condenadas oficialmente em 553 d.C. no Anátema de abertura do Segundo Concílio de Constantinopla.


*Russel Norman Champlin: Escritor, Teólogo e professor universitário (1933 - 2018)



Platão - Fédon


 

 Platão acreditava em 2 mundos. O mundo das ideias (Hiperurânio) e o mundo material. A origem dos pensamento de Platão está no Zoroatrismo, Mitraísmo o Orfismo que por sua vez são originárias dos vedantas da Ìndia. Platão usava o termo Demiurgo para se referir a Deus. Demiurgo está no mundo chamado (Hiperurânio) que ele chama de "Mundo das ideias" que é a planície da verdade, e onde é perfeito. Ele acreditava que a alma foi criada por Deus e a mesma é imortal.

 A alma sofreu uma queda, ela estava no Hiperurânio e perdeu as suas asas devido a uma culpa na qual Platão não define e a mesma desceu para este mundo e passou a ter um corpo mortal. Quando a alma chega a este mundo a mesma acaba se confundindo com o corpo, com esta natureza. Passando a acreditar que esta é a única verdade. Ele dizia que o corpo é o cárcere da alma. Quando a alma se confunde com o corpo, ela passa a ter apego.

 Mas ao longo da vida a alma passa por um momento na qual ele chamava de Reminiscência que é a lembrança da alma de quando ela vivia no Hiperurânio. Ele acreditava que em algum momento da vida esta reminiscência iria vibrar com mais intensidade e esta alma procuraria dentro de si mesmo a origem desta reminiscência e iria recordar. Esta recordação ele chamava de Anamnese. Platão acreditava que "conhecer é relembrar", pois tudo está na alma.

 Ela se recordaria que existe um outro mundo além desse material. E neste momento ela desejaria retornar. E a partir deste momento passaria a renunciar o corpo e as coisas materiais, pois as mesmas são atrapalho para a alma. A renúncia ele chamava de Eros(amor) que é o amor por Deus. E a partir deste momento em que seu amor por Deus começa a aumentar e seu desejo de retornar se intensifica, então começa a emergir da alma as suas antigas asas.

 Ou seja, começa a emergir um corpo de luz, um corpo apropriado para a mesma adentrar o lugar que sua alma deseja que é o Mundo das ideias. Platão também acreditava em um rio chamado de Lete (Gr. Esquecimento), que quem dele bebia esquecia de sua vida passada. Aqueles que bebiam mais se tornariam tolos e quem bebesse menos seriam os sábios.


Referências Cinematográficas

 


 Animatrix, mostra uma guerra entre humanos e máquinas. É mostrado que houve uma rebelião das máquinas e que as mesmas passaram a atacar os homens. Elas ganharam a guerra, e utilizaram os corpos dos humanos como fonte de energia para a sua própria sobrevivência.

 Então as máquinas criaram uma realidade simulada, para manter as mentes dos humanos cativas à aquele sistema. As máquinas também tiveram que fazer inúmeras versões desta Matrix, pois elas não entendiam como a mente humana funcionava. Pois o pensamento de uma máquina é binário "0 ou 1, sim ou não", já os humanos eram influenciados por emoções, crenças, culturas e etc. 

 

 

All Star - Todos somos estrelas


 

Música - Dragon Ball (We are the angels/Éramos Anjos)

 



 

 

Anjos... anjos... anjos

Anjos... anjos... anjos


 

Enterrado e afogado no tempo, tudo o que resta são memórias.

Basta que se lembre também. Costumávamos ser anjos naqueles tempos.

Espalhando as palavras de amor e felicidade dos mais altos céus,

Deixando cair as sementes da paz para levar embora a dor e a solidão.


 

Por quê? Diga-me porque, céu azul


 

Quando olho para você, tudo fica bem. Sinto a força de nossas almas. Ouça-me chamar 

Aos meus amigos. Podemos ter perdido nossas asas, com as quais voamos tão alto.

Mas agora, mesmo agora, posso sentir sua verdadeira e mística energia.

Aos meus amigos. Abraçando a luz e construindo esperanças pela verdade e nossos sonhos.


 

Ouça, um dia você vai encontrar pelo que tem procurado em sua vida.

Então você diz que perdeu seu caminho nessa cidade distinta,

Mas as lágrimas que você chora continuam correndo inocentes como uma criança.

Brincando em um jardim nobre, no alto das nuvens. Correndo 

descontroladamente com a lua.

Amantes ternos, conforme os tocamos com nossos corações.

Aquela calmaria.

Sim, todas as visões de sonhos. Temos inspirações. Toda a magia para torna-los reais. Ouça-me chamar Aos meus amigos. Se acreditarmos no amanhã e o que ele pode trazer, Podemos transformar de volta, esse mundo, em um paraíso.

Aos meus amigos, sim, eu digo, toda a dor que aprendemos...

Fazer esse amor, nunca deixa que esqueçamos um do outro, somos amigos pra sempre.

 Aos meus amigos. Podemos ter perdido nossas asas, com as quais voamos tão alto.

 Mas agora, mesmo agora, posso sentir sua verdadeira e mística energia.

Aos meus amigos. Abraçando a luz e construindo esperanças pela verdade e nossos sonhos.

Ouça, um dia você vai encontrar pelo que tem procurado. Somos amigos.


 

Anjos... anjos... anjos...

Anjos... anjos... anjos...


 
 


 

 A série I - Land fala sobre 10 pessoas que são enviados para uma ilha. Ao chegarem lá nenhum deles se lembra de como foram parar naquele lugar. No desenrolar da trama é mostrado que aquela ilha é um local de teste e que os mesmos eram assassinos e estavam no corredor da morte, mas aceitaram participar do teste e ter as suas memórias apagadas.

 Os participantes adentram em uma realidade virtual, onde cada um deles é colocado em vagens ou recipientes do tipo Matrix, onde seus cérebros são conectados a uma máquina maior. Ao adentrarem a simulação os mesmos possuem avatares que simulam as mesmas sensações de um mundo real, inclusive a possibilidade de morrer. Todos os participantes são lançados com a idade com que cometeram o crime.

 O homem que administra a prisão, acredita que Blair e Mason não merecem uma segunda chance. O experimento, aos seus olhos, é um colossal desperdício de tempo e dinheiro, desviando fundos de políticas que poderiam colocar mais policiais nas ruas e prender mais pessoas. Ele então canaliza toda a sua astúcia para adulterar a simulação e garantir que os prisioneiros sejam irredimíveis e que o programa seja abandonado.

 Ironicamente, ele também acaba sendo banido para a Terra I por seus modos covardes. Os acadêmicos, criadores da simulação, queriam mostrar através deste sistema se os criminosos poderiam ou não ser reabilitados a sociedade. Mesmo com a memória apagada, aos poucos os participantes começam a ter lembranças de quem eles eram antes de chegar na ilha.

 

Parábola do filme pela metade

 

 Havia certo que filme que estava passando num cinema que contava a história de um homem que discutiu com alguém pela internet, e enquanto isso o aniversário desta pessoa estava se aproximando e a sua esposa queria lhe fazer uma surpresa, e seu marido era policial. Então ela pensou em comprar uma arma e dar de aniversário para ele, pois ele gostava de armas.

 Então o homem que ele havia feito inimizade pela internet, descobre onde o policial morava e o mata. Então alguém entra no cinema e começa a assistir esse filme, a partir deste ponto em diante. Ou seja, alguém que não sabia dos acontecimentos anteriores.

 Esse homem que entrou no cinema, ao decorrer do filme, descobre que o policial era alguém que morava no interior, tinha 4 filhos e que sua esposa foi numa loja de um amigo em comum com seu marido, e a mesma lhe disse disse: Quero comprar uma arma, mas não conte para o meu marido! É segredo! E o filme termina mostrando o início da história, mostra a morte do policial, não porém o seu assassino.

 O homem que entrou no filme depois, foi indagado pelos seus amigos sobre quem ele achava que era o assassino. Então ele responde que com certeza deveria ser a esposa, pois ela comprou uma arma e pediu segredo e o dono da loja era amigo do marido. Então os seus amigos que assistiram o filme inteiro explicam para ele quem era o verdadeiro assassino.

- Esta história ilustra aquilo que acontece no livro de Gênesis, onde vemos que a história começa pela metade e aquilo que aconteceu antes de Gênesis aparece somente no fim que é em Apocalipse. A Teologia tradicional prega a verdade, porém ela prega apenas "metade do filme".


 

Padrão de três



 Em toda a Bíblia vemos uma padrão de três ou 1/3.

- Abel(Os que já partiram), Caim(Filhos do Maligno) e Sete(Filhos de Deus). 

- Sem, Cam e Jafé.

- José, o copeiro e o padeiro. / - Jesus mais os dois ladrões.

- Conciliados/ Destituídos/ Reconciliados

- Corpo, alma e espírito / - O quente, o frio e o morno.

- Ovelha, lobo e pastor/ - Passado, presente e futuro

- Urim e Tumim e nulo / - Céu, Terra e Inferno

- Prótons, nêutrons e elétrons / - 3 medidas de Talentos

- O Reino dos céus foi escondido em 3 medidas de farinha

- O terço católico de rezas

- 2 Samuel 18:2 - Davi enviou o povo: um terço sob o comando de Joabe, outro terço sob o de Abisai, filho de Zeruia e irmão de Joabe, e o outro terço sob o de Itai, o geteu. Disse o rei ao povo: Eu também sairei convosco. 

- Ezequiel 5:2 - Uma terça parte queimarás, no meio da cidade, quando se cumprirem os dias do cerco; tomarás outra terça parte e a ferirás com uma espada ao redor da cidade; e a outra terça parte espalharás ao vento; desembainharei a espada atrás deles.

- Zacarias 13:8 - Em toda a terra, diz o Senhor, dois terços dela serão eliminados e perecerão; mas a terceira parte restará nela.

- Apocalipse 8:12 - O quarto anjo tocou a trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, da lua e das estrelas, para que a terça parte deles escurecesse e, na sua terça parte, não brilhasse, tanto o dia como também a noite.

- Apocalipse 12:4 - A sua cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu, as quais lançou para a terra; e o dragão se deteve em frente da mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o filho quando nascesse.

 

Reflexões



- Por que Deus criou Adão e Eva pra ter acesso limitado a Deus e não pleno? E Porque os mesmos estavam submetidos a um teste?

- Antes de nascermos permanecemos durante 9 meses no Líquido amniótico cujo radical é da mesma palavra "amnésia" "Esquecimento".

- Os poderosos do mundo anunciam a suas verdades em forma de mentira na cidade de Los Angeles (Cidade dos Anjos) que é onde se localiza o centro da indústria cinematográfica e onde se localiza o letreiro de Hollywood(Madeiro Santo).

- Escada de Jacó era o DNA que é a estrutura pela qual os anjos encarnam aqui na Terra.

- Quando nascemos é como se passássemos por um ímã de neodímio que apaga todas as informações registradas em um HD.

 

Judaísmo



 

 Há uma bonita lenda na tradição judaica sobre nossa vida antes do nascimento, segundo a qual o feto no útero tem uma luz que brilha acima de sua cabeça e que vê de um extremo do universo até o outro. Essa luz engloba o próprio passado profundo do não nascido e seu destino final. Pouco antes do nascimento, contudo, o anjo Laila vem até o bebê não nascido e toca levemente com o dedo em seu lábio superior.

 Esse ato extingue a luz e faz com que a criança nasça em total esquecimento de tudo que conheceu durante sua existência anterior ao nascimento. O propósito da vida é recuperar essa luz. Diz-se que é por isso que temos uma pequena depressão em nosso lábio superior, chamado de filtro labial: é a marca do anjo.

 Também se diz que é por isso que, quando nos lembramos repentinamente de um nome esquecido ou de um objeto perdido, instintivamente tocamos com um dedo o lábio superior e exclamamos: “É mesmo, agora eu me lembro!”. Estabelecemos contato com nosso anjo do destino mais uma vez.

 O pesquisador da consciência Ralph Metzner conta que, na medicina chinesa, um ponto bem acima do meio do filtro é o lócus do ponto de acupuntura TU 26 (Jen-Chung), que deve ser tratado em casos de coma (isto é, para trazer de volta a consciência). Estranhamente várias celebridades aparecem fazendo este sinal, conhecido como Silence Angel! Que também é retratado em muitas esculturas.

 

Parashá Vayicrá/Tazria/Seleções do Midrash

 

A Concepção de um Filho



 Esta parashá inicia-se mencionando as leis de uma parturiente com as palavras: "Se uma mulher concebeu uma semente..." O Midrash descreve o momento da concepção: O anjo encarregado da concepção é chamado Laila. Quando o Todo Poderoso deseja que nasça um ser humano, ordena ao Anjo Laila: "Traga-me esta ou aquela neshamá (alma) do Gan Eden!". Quarenta dias antes de nascer isto lhe é anunciado.

 A alma, entretanto, se ressente por ser desenraizada de sua Divina fonte, e reclama ao Todo Poderoso: "Sou pura e sagrada, conectada à Sua Glória. Por que é necessário que eu seja degradada entrando num corpo humano?" "Não é como diz," D’us a corrige. "O mundo onde você viverá ultrapassa em beleza aquele de onde você emanou. Foi criada com o único propósito de tornar-se parte de um ser humano, sendo elevado pelos seus atos.

 "O Todo Poderoso em seguida ordena a alma fundir-se com a semente a qual estava destinada. Mesmo antes do feto estar formado, o anjo indaga de D’us: "Qual será o destino dela?" Neste momento, todo o futuro da criança ainda não nascida é predestinado. O Todo Poderoso determina se será homem ou mulher, se será saudável ou sofrerá de alguma doença ou defeito, sua aparência, o grau de inteligência, bem como sua capacidade física e mental.

 Mais ainda, todos os detalhes de suas circunstâncias na vida já estão decididos – será ele rico ou pobre, o que possuirá, e quem será seu futuro cônjuge. Vemos que todas as minúcias da vida de uma pessoa já estão decididas. Entretanto, há uma única exceção: D’us não decreta se alguém tornar-se-á um tsadic (justo) ou um rashá (perverso). Cada um decide como moldar a si mesmo por meio de suas faculdades e capacidades que lhe foram pré-ordenadas.

 A pessoa não deve sentir-se orgulhosa de sua inteligência, força ou dinheiro, pois estas qualidades não são suas próprias conquistas; ao contrário, foram Divinamente designadas a ele antes do nascimento. Há apenas um campo de empenho no qual a conquista resulta dos esforços individuais – se ele estudará (e quanto) sobre a grandiosidade de D’us , Sua Torá e se (e quanto) seguirá Seus caminhos. O grau de sucesso atingido nesta área, é um fruto de esforço e realização próprios. 


 Obs: É dito que a alma é avisada 40 dias antes de nascer, para poder se acostumar com a idéia de vir a Terra e se preparar para sua descida. O funeral dos judeus é divido em 3 partes: 3 dias, 7 dias e 30 dias, totalizando 40. Que é o tempo que a alma leva para se desapegar deste mundo e ir para o outro.

 Ou seja, o regresso da alma é similar a sua chegada. No livro de Atos dos Apóstolos, escrito por de Lucas, Jesus aparece para os discípulos após a sua morte e fica com eles por quarenta dias antes de ascender aos céus.

 

Parábola da Princesa e o Camponês

 

 Há uma bela analogia em uma parábola. Uma princesa saiu de seu castelo para casar e viver com um camponês em sua fazenda. Ele era muito devotado a sua esposa, mas após duas semanas do casamento ele notou que a princesa estava triste. Ele não queria lhe perguntar a razão para não aborrecê-la e pensou consigo mesmo o que possivelmente a deixava triste.

 Com a sua mentalidade de camponês ele presumiu que o que a fazia triste é que não havia suficientes batatas. Então ele trabalhou com mais afinco e trouxe para casa mais batatas. Mas ela não ficou mais feliz com isso. Ele pensou: “que bobo que eu sou, ela não gosta de batatas, ela gosta de tomates!” E trabalhou mais trazendo mais tomates para casa. Mas a princesa permanecia infeliz.

 Ele então começou a fazer consertos e embelezar a casa, mas a situação não mudava. Até que ele perdeu a paciência e resolveu confrontá-la: “O que há de errado com você? Estou lhe dando tudo o que um ser humano pode desejar, e como você não está feliz?” Então ela respondeu: “ Fui criada no palácio. Lá haviam filósofos, professores e intelectuais que derramavam palavras de sabedoria. Era um imenso prazer escutá-los. Estava rodeada pelas melhores orquestras composta de músicos maravilhosos que se apresentavam.

 No palácio eu passeava pelos jardins reais com plantas exóticas do mundo inteiro. Essas são as coisas das quais sinto falta. Sou uma princesa e quando vejo você tentando me fazer feliz trazendo-me batatas e tomates isso me faz mais infeliz, pois me dou conta de que você não faz a mínima ideia do que faz uma princesa sentir-se feliz...”

 

 Esse é o dilema de uma alma divina em um corpo. A alma divina é uma princesa, o corpo é um marido muito devotado, mas um camponês. O corpo às vezes sente a tristeza da alma, podemos chamar de culpa, às vezes consciência ou uma busca por significado para encontrar a si mesmo. Na realidade, a alma está infeliz e o corpo está tentando agradá-la.

 Mas o que sabe um corpo? O corpo assume que batatas, tomates e afins fará a alma feliz. A alma torna-se triste. Então, qual é a solução? Quando a princesa casou-se com o camponês, seu pai o rei, deveria ter enviado com ela pequenos pedaços do palácio, algumas coisas reais de modo que ao estar na fazenda a princesa sentia-se de certa forma em casa, como uma  princesa.

 E é isso que D’us faz conosco. Quando Ele envia a alma divina para baixo na terra Ele envia conosco pedaços dos céus: as mitsvot, a Torá. Quando praticamos mitsvot e dirigimos nossa casa de acordo com a Torá estamos importando partes divinas que nos mantém conectados com quem realmente somos.

 Então, mesmo vivendo dentro de um corpo em uma fazenda na terra, a alma pode sentir-se como uma princesa e sentir-se em casa. Esse é o mistério das almas vindo e retornando.

 


Salmo 91


 No livro dos Salmos Davi diz “Mesmo se eu for ao Vale da Sombra da Morte não terei medo, pois Você está comigo.” A Guemará descreve o que é o Vale da Sombra da Morte e por que o Rei Davi continua indo lá. Ok, Davi, você não tem medo [por que D’us está ao seu lado] mas então não vá até lá! Mantenha-se longe desses lugares.

 Mas por que Davi está nos descrevendo sobre sua experiência? Então a Guemará explica que Davi está falando sobre cada alma que nasce. Que toda alma percorre o caminho do Vale da Sombra da Morte, e esse é o processo do nascimento. O vale é aquele espaço em branco entre a vida no ventre e a vida fora do útero.

 Esse é o vale, um toque de perigo e de morte. Então, como cada feto vem a esse mundo e sobrevive a esse trauma? Ele sente a presença do Altíssimo. D’us está lá para ajudá-lo a passar por essa experiência.

 Assim, o Vale da Sombra da Morte nada mais é que um processo que permite que as pessoas, que viveram uma experiência de quase morte, possam reviver seu nascimento. É como um flashback e é o que nos permite sobreviver. Estamos conscientes de que D’us estava lá.

 

EQM

 

 As pessoas que experimentaram a quase morte, descrevem que passaram por um túnel escuro, com uma luz ao final. Há um anjo. Há outros. Todos brancos pedindo-lhe para entrar na luz. Você reconhece esse quadro. Você está nascendo. Você está passando por um túnel escuro e há esse cara vestido de branco ou verde pálido, pedindo para você sair por que ele não quer ser processado.

 O trauma também traz à memória da confiança e do conforto que você sentiu ao perceber a presença de D’us. Quando a alma sai do corpo ela passa pelo processo inverso que não deixa tudo instantaneamente ou completamente. Ela não quer dizer adeus. Então ela se separa do corpo em estágios: 3 dias, 7 dias, 30 dias, um ano.


 

Hinduísmo



 

 O Hinduísmo crê na existência do que eles chamam de Roda de Samsara que é o ciclo de transmigração do Atman(alma) para os mundo materiais. Os mesmos entendiam que haviam 6 tipos de classes que encarnariam na Terra! Mas para a abordagem em questão, somente 3 serão mencionadas.

1 - Os Deva - Seres de carma positivo, possuem poderes divinos mas estão sujeitos aos males da vida humana. Esses seriam os Herós da fé.

2 - Os Assura - Esses eram os opostos dos Devas, possuiam poderes sobrenaturais e também muita raiva. Eles lutavam contra os devas e incomodavam os manussia através de doenças e desastres naturais. Eles acumulavam carma e nasciam no máximo de 7 vezes. Esses são os vasos de ira.

3 - Os Manussia - São os humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário