domingo, 28 de junho de 2015

Provérbios 11


Auto-estima. Como obtê-la?


 Um médico pode ajudar um paciente só depois que este último reconhecer que está doente. Em outras palavras estar ciente que existe um problema ajuda a pessoa a procurar e estar atenta para buscar as soluções corretas. O mesmo se aplica para as áreas de refinação dos traços de caráter e da personalidade humana. É muito importante ter uma auto imagem positiva, uma auto-estima alta.
 Infelizmente muitos pais contribuem com uma auto-estima baixa para seus filhos, pois sempre criticam ou constantemente chamam sua atenção. Os pais com certeza pensam que corrigindo os filhos a cada passo estão ensinando a eles o comportamento certo (mas a criança aprende muito mais através de um bom exemplo de comportamento do que qualquer outra forma).
 Porém mais provavelmente o que acontece é que a criança começa a pensar que não sabe fazer nada certo, que é um fracasso e assim vai se construindo uma auto imagem negativa (ou melhor destruindo a auto-estima). A não ser que a criança tenha naturalmente uma alta auto-estima, de outra forma, torna-se extremamente vulnerável. Não podemos culpar só os pais. Às vezes são professores ou amigos ou a natureza da própria pessoa que lhe trouxe este problema.
 A questão agora é: como se livrar? Tudo que foi adquirido com tempo, também exige tempo para perder. Um pensamento que pode ajudar a pessoa a pensar de maneira positiva sobre si própria é lembrar que foi criado conforme a imagem Divina. Em outras palavras, repete para si todos os dias ou várias vezes ao dia, se for necessário: "D'us fez questão de me ter aqui neste mundo, e só por esta razão já devo ter um valor inestimável." 
 Acreditamos que nada acontece por acaso, muito menos o nascimento de um ser humano - o propósito de toda a Criação. Mesmo que os pais não tinham planejado ou desejado tal filho, se nasceu foi pela vontade do Criador - o terceiro sócio na formação da criança. Quantas pessoas desejam um filho e não têm! Quantas gravidezes não chegaram a termo? Se eu nasci e estou vivo é porque D'us me quer aqui, precisa de mim para algum propósito.
 Cada um de nós é uma "peça" num grande "quebra-cabeças" e D'us é quem está "jogando". Assim sendo Ele tem uma função para cada um de nós. E o "quadro" não fica completo mesmo se apenas uma única "peça" esteja faltando. D'us nos deu vida e não somos os donos desta vida, para se desfazer dela ou para vivê-la aleatoriamente. Se já temos uma função para realizar é melhor faze-la com alegria, pois vida significa movimento e movimento é alegria e não tristeza ou depressão.
 Este é um exercício mental para se treinar constantemente, como a ginástica que se deve praticar sempre. A pessoa mais realizada é aquela que encontra alguém para quem pode prestar um favor. Todo mundo gosta de se sentir útil na vida. Cada pessoa tem algo que a outra não tem e com isso pode preencher a falta do próximo. Com certeza tem alguém que pode usar sua ajuda ou suas qualidades.
 Só pensando nisso já dá para se sentir melhor. Toda pessoa também gosta de uma boa palavra. Aprenda a dar esta boa palavra para os outros, mas não esqueça de si própria. Encontre algo do qual você pode se auto elogiar, nem que seja algo mínimo. Isto não é orgulho mas sim o início da construção de sua própria auto-estima.

Faça Guerra - John Piper


Frase - A. W. Tozer (1897-1963)


domingo, 21 de junho de 2015

Curiosidade Bíblica - Deuses Falsos na Bíblia


Curiosidade Bíblica - Moloque



Curiosidade Bíblica - Capítulos e Versículos


Curiosidade Bíblica - Maria Madalena


Texto Reflexivo


 Todos nós vivemos em um tempo onde a pressa e a correria do dia a dia nos faz olhar muito para as "coisas" e pouco para nós mesmos. Não refletimos, como por exemplo, qual é o sentido de estarmos neste mundo? Existe algum propósito, além de nascer, viver e morrer? E após a morte tudo acaba ou existe algo além desta vida?
  Existe um livro chamado Bíblia Sagrada, que responde a todas estas perguntas. Este, é o livro mais vendido no mundo, porém são poucos os que o leem. Neste livro encontramos um assunto e um fato de extrema importância para todo ser humano, que é: a salvação da alma.
 Ela conta que nossos patriarcas (Adão e Eva), desobedeceram a Deus comendo do fruto que lhes era proibido, consequentemente o ser humano se tornou pecador e sujeito a morte. O pecado é o que nos afasta de Deus, pois Deus é santo. Entenda pecado como uma dívida para com Deus, ou seja, quanto mais pecados maior a sua dívida.
 Pelo fato do ser humano ser incapaz de saldar esta dívida, Deus enviou seu filho, a saber, Jesus Cristo, para que ele morresse em nosso lugar e saldasse a nossa dívida para com Deus, e é somente aceitando o seu sacrifício na cruz, ou em outras palavras, aceitando o pagamento que ele fez a Deus, é que podemos salvar a nossa alma e viver na eternidade.

Frase - A. W. Pink (1886-1952)

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Sarça, Espinhos e Escorpiões - R. C. Sproul (13/02/1939 - 14/12/2017)



Os profetas do Antigo Testamento não receberam suas credenciais por meio de instituições humanas. No capítulo 2 de Ezequiel, o profeta registra o teor de sua chamada, que irá definir sua vocação:

"E disse-me ele: Filho do homem, eu te envio aos filhos de Israel, às nações rebeldes que se rebelaram contra mim; eles e seus pais têm transgredido contra mim até o dia de hoje. E os filhos são de semblante duro e obstinado de coração. Eu te envio a eles, e lhes dirás: Assim diz o Senhor Deus. E eles, quer ouçam quer deixem de ouvir (porque eles são casa rebelde), hão de saber que esteve no meio deles um profeta" (Ez 2.3-5).

 Que diferença! Hoje a "igreja" - tem como propósito fazer tão somente que as pessoas se sintam bem. Para isso criaram um "deus" - que existe para satisfazer os homens em seus desejos e paixões. Existir para a glória de Deus? O "evangelho" hoje diz que "Deus" existe para a nossa glória.

 De forma tão diferente disso, Ezequiel é enviado não para expressar suas opiniões, nem para "criar" uma mensagem que apelasse para os desejos do homem de um "Deus" subserviente. Ele devia começar a mensagem com"assim diz o Senhor" - e não com "isto é o que eu penso" -

 Havia um medo enorme a ser superado pelos que estavam envolvidos na"tarefe profética". Qual dos profetas não foi odiado e perseguido pelo seu próprio povo? Pregando o que se prega hoje eles seriam odiados?

 Havia muito, humanamente falando, o que temer. O principal requisito para o profeta era a coragem: "E tu, ó filho do homem, não os temas, nem temas as suas palavras; ainda que estejam contigo sarças e espinhos, e tu habites entre escorpiões; não temas as suas palavras, nem te assustes com os seus semblantes, ainda que são casa rebelde. Mas tu lhes dirás as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir, pois são rebeldes" (2,7).

 Deus utiliza imagens gráficas duras na admoestação ao profeta. Ele o está enviando a um lugar cercado de urzes e espinhos. Um habitat desolado e ameaçador para um ser humano.

 Nesta casa de desolação, Ezequiel estaria exposto a palavras raivosas e olhares agressivos. Terá que suportar insulto, difamação e censura - coisas que facilmente intimidariam o pregador.

 "Mas tu, ó filho do homem, não sejas rebelde como a casa rebelde; abre a tua boca e come o que eu te dou" (2.8).

 Ele é chamado para ser diferente, embora ele seja um israelita, membro da casa rebelde, ele não deve participar da rebelião.

 Deus não atribui a Ezequiel a responsabilidade de fazer o povo ouvir a Palavra de Deus. Suas responsabilidades são, primeiro, atentar para a palavra de Deus, mesmo se ninguém estiver disposta a ouvi-la, e segundo, proclamá-la com total fidelidade.

 A tarefa de todos que dizem servir a Deus é a mesma. A nossa não é diferente.

Frase - A. W. Pink (1886-1952)


terça-feira, 16 de junho de 2015

A Evolução Humana vs. A Lógica Racional


 É um tanto estranho a crença da evolução do homem, por ser esta desprovida de lógica, pois segundo consta é levado em conta a “lei da adaptação”, onde o ser humano e os animais vão se adaptando conforme as condições do ambiente ao seu redor e por consequência se transformam em algo superior e mais adaptado para resistir e suportar as condições implicadas sobre si, até nos tornamos o que somos hoje.

 Porém como vemos na imagem o Proconsul que seria o macaco é o menos evoluído, e após ele seguem-se mais quatro evoluções até chegarmos ao Homo sapiens. 

 No entanto, é de se estranhar que nos dias de hoje, após milhares de anos de evolução ainda exista o macaco(proconsul), pois o mesmo é o menos evoluído e segundo a Lei da adaptação ele já não deveria mais existir.

 E o que diremos então das evoluções que o precedem, deveria existir pelo menos alguns Neandertais ou Homo Erectus, pois são mais evoluídos que o Proconsul.

 Assim, então, se conclui ou esta teoria está errada ou o Proconsul(macaco), deve anteceder o Homo Sapiens pois provou através do tempo possuir maior habilidade de sobrevivência do que aqueles que supostamente o precederam.

Frase - A. W. Pink (1886-1952)


A Ladra Perfeita - Josemar Bessa


Frase - C. S. Lewis (1898-1963)


O Grande Pecado - C. S. Lewis (1898-1963)


 Chego agora à parte em que a moral cristã difere mais nitidamente de todas as outras morais. Existe um vício do  qual homem algum está livre, que causa repugnância quando é notado nos outros, mas do qual, com a exceção dos cristãos, ninguém se acha culpado. Já ouvi quem admitisse ser mau humorado, ou não ser capaz de resistir a um rabo de saia ou à bebida, ou mesmo ser covarde. Mas acho que nunca ouvi um não-cristão se acusar desse vício.
 Ao mesmo tempo, é raríssimo encontrar um  não-cristão que tenha alguma tolerância com esse vício nas outras pessoas. Não existe nenhum outro defeito que torne alguém tão impopular, e mesmo assim não existe defeito mais difícil de ser detectado em nós mesmos. Quanto mais o temos, menos gostamos de vê-lo nos outros. O vício de que estou falando é o orgulho ou a presunção. A virtude oposta a ele, na moral cristã, é chamada de humildade. 
 Você deve se lembrar de que, quando falávamos sobre a moralidade sexual, adverti que não era ela o centro da moral cristã. Bem, agora chegamos ao centro. De acordo com os mestres cristãos, o vício fundamental, o mal supremo, é o orgulho. A devassidão, a ira, a cobiça, a embriaguez e tudo o mais não passam de ninharias comparadas com ele. E por causa do orgulho que o diabo se tornou o que é. O orgulho leva a todos os outros vícios; é o estado mental mais oposto a Deus que existe. Parece que estou exagerando? 
 Se você acha que sim, pense um pouco mais  no assunto. Agora há pouco, observei que, quanto mais orgulho uma pessoa tem, menos gosta de vê-lo nos outros. Se quer descobrir quão orgulhoso você é, a maneira mais fácil é perguntar-se: “Quanto me desagrada que os outros me tratem como inferior, ou não notem minha presença, ou interfiram nos meus negócios, ou me tratem com condescendência, ou se exibam na minha frente?” A questão é que o orgulho de cada um está em competição direta com o orgulho de todos os outros. 
 Se me sinto incomodado porque outra pessoa fez mais sucesso na festa, é porque eu mesmo queria ser o grande sucesso. Dois bicudos não se beijam. O que quero deixar claro é que o orgulho é essencialmente competitivo — por sua própria natureza —, ao passo que os outros vícios só o são acidentalmente, por assim dizer. O prazer do orgulho não está em se ter algo, mas somente em se ter mais que a pessoa ao lado. Dizemos que uma pessoa é orgulhosa por ser rica, inteligente ou bonita, mas isso não é verdade.
 As pessoas são orgulhosas por serem mais ricas, mais inteligentes e mais bonitas que as outras. Se todos fossem igualmente ricos, inteligentes e bonitos, não haveria do que se orgulhar. É a comparação que torna uma pessoa orgulhosa: o prazer de estar acima do restante dos seres. Eliminado o elemento de competição, o orgulho se vai. É por isso que eu disse que o orgulho é essencialmente competitivo de uma forma que os outros vícios não são.
 O impulso sexual pode levar dois homens a competir se ambos estão interessados na mesma moça. Mas a competição ali é acidental; eles poderiam, com a mesma facilidade, ter se interessado por moças diferentes. Um homem orgulhoso, porém, fará questão de tomar a sua garota, não por desejá-la, mas para provar para si mesmo que é melhor do que você. A cobiça pode levar os homens a competir entre si se não existe o suficiente para todos; mas o homem orgulhoso, mesmo que tenha mais do que jamais poderia precisar, vai tentar acumular mais ainda só para afirmar seu poder.
 Praticamente todos os males no mundo que as pessoas julgam ser causados pela cobiça ou pelo egoísmo são bem mais o resultado do orgulho. Veja a questão do dinheiro. A cobiça pode fazer com que o homem deseje ganhar dinheiro para comprar uma casa melhor, poder viajar nas férias e ter coisas mais apetitosas para comer e beber. Mas só até certo ponto. O que faz com que um homem que ganha 10.000 libras por ano fique ansioso para ganhar 20.000 libras? Não é a cobiça de mais prazer.
 A soma de 10.000 libras pode sustentar todos os luxos de que ele queira desfrutar.  É o orgulho — o desejo de ser mais rico que os outros ricos e, mais do que isso, o desejo de poder. Pois, evidentemente, é do poder que o orgulho realmente gosta: nada faz o homem sentir-se tão superior aos outros quanto o fato de poder movê-los como soldadinhos de brinquedo. Por que uma moça bonita à caça de admiradores espalha a infelicidade por onde quer que vá?
 Certamente não é por causa de seu instinto sexual: esse tipo de moça é quase sempre sexualmente frígida. É o orgulho. O que faz um líder político ou uma nação inteira quererem expandir-se indefinidamente, exigindo tudo para si? De novo, o orgulho. Ele é competitivo pela própria natureza: é por isso que se expande indefinidamente. Se sou um homem orgulhoso, enquanto existir alguém mais poderoso do que eu, ou mais rico, ou mais esperto, esse será meu rival e meu inimigo.
 Os cristãos estão com a razão: o orgulho é a causa principal da infelicidade em todas as nações e em  todas as famílias desde que o mundo foi criado. Os outros vícios podem, às vezes, até mesmo congregar as pessoas: pode haver uma boa camaradagem, risos e piadas entre gente bêbada ou entre devassos. O orgulho, porém, sempre significa a inimizade - é a inimizade. E não só inimizade entre os homens, mas também entre o homem e Deus. Em Deus defrontamos com algo que é, em todos os aspectos, infinitamente superior a nós.
 Se você não sabe que Deus é assim — e que, portanto, você não é nada comparado a ele -, não sabe absolutamente nada sobre Deus. O homem orgulhoso sempre olha de cima para baixo para as outras pessoas e coisas: é claro que, fazendo assim, não pode enxergar o que está acima de si. Isso levanta uma questão terrível. Como podem existir pessoas evidentemente cheias de orgulho que declaram acreditar em Deus e se consideram muitíssimo religiosas? Infelizmente, elas adoram um Deus imaginário.
 Na teoria, admitem que não são nada comparadas a esse Deus fantasma, mas na prática passam o tempo todo a imaginar o quanto ele as aprova e as tem em melhor conta que ao resto dos comuns mortais. Ou seja, pagam alguns tostões de humildade imaginária para receber uma fortuna de orgulho em relação a seus semelhantes. Suponho que é a esse tipo de gente que Cristo se referia quando dizia que pregariam e expulsariam os demônios em seu nome, mas no final ouviriam dele que jamais os conhecera.
 Cada um de nós, a todo momento, vê-se diante dessa armadilha mortal. Felizmente, temos como saber se caímos nela ou não. Sempre que constatamos que nossa vida religiosa nos faz pensar que somos bons — sobretudo, que somos melhores que os outros —, podemos ter certeza de que estamos agindo como marionetes, não de Deus, mas do diabo. A verdadeira prova de que estamos na presença de Deus é que nos esquecemos completamente de nós mesmos ou então nos vemos como objetos pequenos e sujos.
 O melhor é esquecer-nos de nós mesmos. É uma coisa terrível que o pior de todos os vícios insinue-se assim no próprio centro de nossa vida religiosa. Mas é fácil saber por que isso acontece. Todos os vícios menores vêm do diabo quando trabalha sobre o nosso lado animal. Este vício, porém, não nasce em absoluto da nossa natureza animal. Vem diretamente do inferno. É puramente espiritual: conseqüentemente, muito mais sutil e perigoso. Pela mesma razão, o orgulho é usado com freqüência para vencer os vícios mais simples.
 Os professores, que sabem disso, apelam costumeiramente para o orgulho dos meninos, ou, como dizem, para seu amor-próprio, a fim de fazê-los comportar-se direito. Mais de um homem conseguiu superar a covardia, a luxúria ou o mau humor pela crença inculcada de que tudo isso estava abaixo da sua dignidade. Ou seja, venceram pelo orgulho. O diabo ri às gargalhadas.
 Fica satisfeitíssimo de nos ver castos, corajosos e controlados desde que, em troca, prepare para nós uma Ditadura do Orgulho. Do mesmo modo, ele ficaria contente de curar as frieiras dos nossos pés se pudesse, em troca, nos deixar com câncer. O orgulho é um câncer espiritual: ele corrói a possibilidade mesma do amor, do contentamento e até do bom senso.

Antes de sair deste assunto, é bom me resguardar de certos mal-entendidos:

(1) O prazer do elogio não é orgulho. A criança que recebe um tapinha nas costas por fazer bem o dever de casa, a mulher cuja beleza é elogiada pelo marido, a alma salva para quem Cristo diz “Muito bem”: todos ficam contentes, e têm todo o direito de ficar. Em cada uma dessas situações, as pessoas não se comprazem naquilo que são, mas no fato de terem agradado a alguém que (pelos motivos corretos) queriam agradar. O problema começa quando você deixa de pensar “Eu o agradei: tudo está bem”, e substitui esse pensamento por outro: “Eu sou mesmo uma pessoa magnífica por ter feito isso.” Quanto mais você se compraz em si mesmo e menos no elogio, pior você fica.
 Quando todo o seu deleite vem de você mesmo e você não se importa mais com o elogio, chegou ao fundo do poço. É por isso que a vaidade, embora seja o tipo de orgulho mais visível no exterior, é também o menos grave e mais facilmente perdoável. A pessoa vaidosa deseja demais o elogio, o aplauso, a admiração, e está sempre em busca dessas coisas. É um defeito - mas é um defeito quase infantil e estranhamente) bastante modesto. Demonstra que a pessoa não está inteiramente satisfeita com a admiração que nutre por si mesma. Levando em conta a opinião alheia, ela mostra que ainda valoriza um pouco as outras pessoas. Em resumo, ela ainda é humana.
 O orgulho diabólico nasce quando desprezamos tanto os outros que não mais levamos em consideração o que pensam de nós. Evidentemente, é corretíssimo, e às vezes é nosso dever, não nos importar com a opinião dos outros, mas sempre pelo motivo correto, ou seja, porque nos importamos infinitamente mais com a opinião de Deus. Já o homem orgulhoso tem um motivo diferente para não se importar. Ele pensa: “Por que devo me importar com o aplauso da plebe se a opinião dela não vale nada? Mesmo se valesse, não sou de ficar corado por causa de um cumprimento como se fosse uma mocinha em seu primeiro baile.
 Não; sou dono de uma personalidade adulta e integrada. Tudo o que fiz foi para satisfazer meus próprios ideais - ou minha consciência artística — ou minha tradição familiar - ou, resumindo, porque Eu Sou O Tal. Se a turba gosta ou não, o problema é dela. Ela não vale nada para mim.” Dessa maneira, o orgulho plenamente desenvolvido pode até coibir a vaidade; como eu disse agora há pouco, o diabo adora “curar” um defeito menor com um maior. Devemos nos esforçar para não sermos vaidosos, mas não devemos jamais nos valer do orgulho para curar a vaidade.

(2) Dizemos, em inglês [ou em português], que um homem tem “orgulho” de seu filho, de seu pai, de sua escola, de seu regimento. Podemos nos perguntar se, nesse caso, o “orgulho” é um pecado. Acho que isso depende do que queremos dizer com “ter orgulho de algo”. Com muita freqüência, essa expressão significa “ter uma calorosa admiração por algo ou alguém”. Tal admiração, evidentemente, está bem distante do pecado.
 Mas talvez signifique que a pessoa “empine o nariz” por ter um pai ilustre ou pertencer a um regimento famoso. Isso com certeza é um defeito; mesmo nesse caso, entretanto, é melhor isso que ter orgulho de si mesmo. Amar e admirar algo exterior a nós mesmos é um passo para longe da ruína espiritual, desde que esse amor e admiração não sobrepujem o que sentimos por Deus.

(3) Não devemos julgar que Deus proibiu o orgulho porque ele o ofende, ou que a humildade nos foi prescrita por causa de sua dignidade — como se o próprio Deus fosse orgulhoso. Ele não está nem um pouco preocupado com sua dignidade. A questão é simples: ele quer que nós o conheçamos, quer se doar para nós. O ser humano e ele são feitos de tal modo que, no momento em que efetivamente entramos em contato com ele, nos sentimos de fato humildes: deliciosamente humildes, aliviados de uma vez por todas do fardo das falsas crenças sobre nossa dignidade, que só serviam para nos deixar desassossegados e infelizes.
 Deus tenta nos tornar humildes para que esse momento seja possível: o momento de lançarmos fora a tola e horrenda fantasia com que nos adornamos e que nos entravava os movimentos, enquanto a exibíamos por aí feito idiotas. Gostaria de ter mais experiência da humildade. Assim, provavelmente poderia falar mais sobre o alívio e o consolo de despir essa fantasia - de lançar fora esse falso eu, com todos os seus “Olhem para mim” e “Eu sou um bom menino, não sou?”, todas as suas poses e falsas posturas. O mero fato de estar próximo disso, ainda que por um breve momento, é tão reconfortante quanto um gole de água fresca no deserto.

(4) Não pense que, se você conhecer um homem verdadeiramente humilde, ele será o que as pessoas chamam de “humilde” hoje em dia: não será nem uma pessoa submissa ou bajuladora, que vive lhe dizendo que não é nada. Provavelmente, o que você vai pensar dele é que se trata de um camarada animado e inteligente, que realmente se interessou pelo que você tinha a lhe dizer. Se você não simpatizar com ele, será porque sente um pouco de inveja de alguém que parece contentar-se tão facilmente com a vida. 
 Ele não estará pensando sobre a humildade; não estará pensando em si mesmo de modo algum. Se alguém quer adquirir a humildade, creio poder dizer-lhe qual é o primeiro passo: é reconhecer o próprio orgulho. Aliás, é um grande passo. O mínimo que se pode dizer é que, se ele não for dado, nada mais poderá ser feito. Se você acha que não é presunçoso, isso significa que você é presunçoso demais.

Texto extraído do livro: Cristianismo Puro e Simples

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Frase - Louis Pasteur (1822-1895)


57 Profecias cumpridas na vida de Jesus Cristo



1ª Profecia
Gênesis 3:15 – E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e o seu descendente; este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

Será a “semente da mulher”

Cumprimento
Gálatas 4:4 – Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu filho, nascido de mulher, nascido sob a lei. (Lucas 2:7; Apocalipse 12:5)

2ª Profecia
Gênesis 18:18 – Visto que Abraão certamente virá a ser  uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra. (Gênesis 12:3)

Seria “descendente de Abraão”

Cumprimento
Atos 3:25 – Vós sois os filhos dos profetas e da aliança que Deus fez com vossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência serão benditos todos os povos da terra. (Mateus 1:1; Lucas 3:34)

3ª Profecia
Gênesis 17:19 – Deus lhe respondeu: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e lhe porás o nome de Isaque; com ele estabelecerei a minha aliança, aliança perpétua para a sua descendência depois dele.

Seria descendente de Isaque

Cumprimento
Mateus 1:2 – Abraão gerou a Isaque. Isaque gerou a Jacó, Jacó gerou a Judá e a seus irmãos (Lucas 3:34)

4ª Profecia
Números 24:17 – Vê-lo-ei, mas não agora; contemplá-lo-ei, mas não de perto. Uma estrela procederá de Jacó, e de Israel subirá um cetro que quebrará as têmporas de Moabe, e destruirá todos os filhos de Sete. (Gênesis 28:14)

Seria descendente de Jacó

Cumprimento
Lucas 3:34 - Filho de Jacó, filho de Isaque, filho de Abraão, filho de Terá, filho de Naor. (Mateus 1:2)

5ª Profecia
Gênesis 49:10 – O cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de autoridade de entre seus pés, até que venha Siló, e a ele obedecerão os povos.

Descenderia da tribo de Judá

Cumprimento
Lucas 3:33 – Filho de Aminadabe, filho de Admim, filho de Arni, filho de Esrom, filho de Farés, filho de Judá. (Mateus 1:2-3)

6ª Profecia
Isaías 9:7 – Do aumento do seu governo e paz não haverá fim. Reinará sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o fortificar em retidão e justiça, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isto. (Isaías 11:1-5; 2ºSamuel 7:13)

Seria o herdeiro do trono de Davi

Cumprimento
Mateus 1:1 – Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.(Mateus 1:6)

7ª Profecia
Miquéias 5:2 – Mas tu Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.

Seu lugar de nascimento

Cumprimento
Mateus 2:1 – Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, vieram uns magos do Oriente a Jerusalém. (Lucas 2:4-7)

8ª Profecia
Daniel 9:25 – Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até o Ungido, o Príncipe, sete semanas, e sessenta e duas semanas. As praças e as tranqueiras se reedificarão, mas em tempos angustiosos.

A época de seu nascimento

Cumprimento
Lucas 2:1-2 – Naqueles dias saiu um decreto da parte de César Augusto, ordenado o recenseamento de todo o mundo habitado. Este primeiro recenseamento foi feito sendo Quirino governador da Síria. (Lucas 2:3-7)


                           9ª Profecia
Números 24:17 – Vê-lo-ei, mas não agora; contemplá-lo-ei, mas não de perto. Uma estrela procederá de Jacó, e de Israel subirá um cetro que quebrará as têmporas de Moabe, e destruirá todos os filhos de Sete.
Ísaías 60:3 - E os gentios caminharão a tua luz, e os reis ao resplendor que te nasceu.

Uma estrela apareceria, e anunciaria o seu nascimento

Cumprimento
Mateus 2:11 - Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra.

10ª Profecia
Isaías 7:14 – Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: A virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será seu nome Emanuel.

Nasceria de uma Virgem

Cumprimento
Mateus 1:18 – Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes que coabitassem, achou-se grávida pelo Espírito Santo. (Lucas 1:26-35)

11ª Profecia
Jeremias 31:15 – Assim Diz o Senhor: Ouviu-se um clamor em Ramá, lamentação e choro amargo: Raquel chora a seus filhos, e não se deixa consolar por eles, porque já não existem.

A matança dos meninos

Cumprimento
Mateus 2:16 – Então Herodes, vendo-se iludido pelos magos, irritou-se muito e mandou matar a todos os meninos de Belém, e de todos os seus arredores, de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquirira dos magos. (Mateus 2:17-18)

12ª Profecia
Oséias 11:1 – Quando Israel era menino, eu o amei, e do Egito chamei a meu filho.

A fuga para o Egito

Cumprimento
Mateus 2:14 – Levantando-se ele, tomou de noite o menino e sua mãe, e foi para o Egito (Mateus 2:15)

12ª Profecia
Isaías 9:1-2 – Mas para os que estavam aflitos não haverá mais obscuridade. No passado ele envileceu a terra de Zebulon, e a terra de Naftali, mas nos últimos a enobreceu junto ao caminho do mar, além do Jordão, a Galiléia das nações. O povo que andava em trevas viu uma grande luz; sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz.

Seu ministério na Galiléia

Cumprimento
Mateus 4:12-16 – Quando Jesus ouviu que João estava preso, voltou para a Galiléia. Deixando Nazaré, foi morar em Cafarnaum, cidade situada a beira do mar, na região de Zebulon e Naftali, caminho do mar, além do Jordão, Galiléia dos gentios – o povo que estava em trevas viu grande luz, e aos que estavam na região e sombra da morte, raiou-lhes a luz.


13ª Profecia
Isaías 61:1 - O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados;

Seria ungido pelo Espírito

Cumprimento
Mateus 3:16 - batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se-lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele.(Lucas 4:17-21)

14ª Profecia
Deuteronômio 18:15 – O Senhor teu Deus te suscitará um profeta como eu, do meio de ti, de teus irmãos. A ele ouvirás.

Como Profeta

Cumprimento
João 6:14 – Vendo os homens o milagre que Jesus fizera, disseram: Este é verdadeiramente é o profeta que devia vir ao mundo. (João 1:45; Atos 3:19-26)

15ª Profecia
Salmos 110:4 – Jurou o Senhor e não se arrependerá: Tu és sacerdote Eterno, segundo a ordem de Melquisedeque.

Seria sacerdote, como Melquisedeque

Cumprimento
Hebreus 6:20 – Aonde Jesus, como precursor, entrou por nós, feito sumo sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque. (Hebreus 5:5-6; 7:15-17)

16ª Profecia
Isaías 35:5,6 - Então, se abrirão os olhos dos cegos, e se desimpedirão os ouvidos dos surdos; os coxos saltarão com cervos, e a língua dos mudos cantará, pois águas rebentarão no deserto, e ribeiros, no ermo.

Milagres de cura no seu reino

Cumprimento
Mateus 11:4,5 - E Jesus, respondendo, disse-lhes: Ide e anunciai a João o que estais ouvindo e vendo: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres está sendo pregado o evangelho.


17ª Profecia
Êxodo 16:4 - Então disse o SENHOR a Moisés: Eis que vos farei chover do céu pão, e o povo sairá e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu ponha à prova se anda na minha lei ou não.
Pão dos Céus

Cumprimento
João 6:31-33 - Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer pão do céu. Replicou-lhes Jesus: Em verdade , em verdade vos digo: não foi Moisés quem vos deu o pão do céu; o verdadeiro pão do céu é meu Pai quem vos dá. Porque o pão de Deus é o que desde do céu e dá vida ao mundo.

18ª Profecia
Isaías 53:3 – Era desprezado, e o mais indigno entre os homens, homem de dores, e experimentado no sofrimento. Como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. (Salmos 2:2)

O desprezo por parte dos judeus

Cumprimento
João 1:11 – Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. (João 5:43; Lucas 4:29; 17:25; 23:18)


19ª Profecia
Salmos 69:4 – Aqueles que me odeiam sem causa são mais do que os cabelos da minha cabeça; aqueles que procuram destruir-me, que me atacam com mentiras, são poderosos. Tenho de restituir o que não furtei. (Salmos 109:3-5)

Seria odiado sem motivo

Cumprimento
João 15:23-25 – Aquele que me odeia, odeia também a meu Pai. Se eu não tivesse feito entre eles o que nenhum outro fez, não teriam pecado. Mas agora viram, e odiaram a mim e a meu Pai. Mas é para que se cumpra a palavra que está escrita na sua lei: Odiaram-me sem motivo.


20ª Profecia
Isaías 8:14,15 - Ele vos será santuário; mas será pedra de tropeço e rocha de ofensa às duas casas de Israel, laço e armadilha aos moradores de Jerusalém. Muitos dentre eles tropeçarão e cairão, serão quebrantados, enlaçados e presos.
Isaías 28:16 - Portanto, assim diz o SENHOR Deus: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, angular, solidamente assentada aquele que crer não foge.
Salmos 1118:22 - A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular;

Pedra de tropeço para Israel

Cumprimento
1ª Pedro 2:6-8 - Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado. Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes, A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular e: Pedra de tropeço e rocha de ofensa. São estes os que tropeçam na palavra, sendo desobedientes, para o que também foram postos.

21ª Profecia
Isaías 11:2 – Repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de inteligência, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor. (Salmos 45:7; Isaías 11:3-4)

Algumas de suas características

Cumprimento
Lucas 2:52 – E crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graça para com Deus e os homens. (Lucas 4:18)

 22ª Profecia
Zacarias 9:9 – Alegra-te muito, ó filha de Sião! Exulta, ó filha de Jerusalém! Vê! O teu rei virá a ti, justo e Salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, filho de jumenta. (Isaías 62:11)

Sua entrada triunfal

Cumprimento
João 12:13-14 – Tomaram ramos de palmeiras, e saíram ao seu encontro, gritando: Hosana! Bendito é aquele que vem em nome do Senhor! Bendito é o rei de Israel! Jesus encontrou um jumentinho, e montou nele, como está escrito... (Mateus 21:1-11; João 12:12)

23ª Profecia
Salmos 41:9 - Até o meu próprio amigo íntimo, em quem eu confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar.
Seria traído por um amigo

Cumprimento
Marcos 14:10 – Então Judas Iscariotes, um dos doze, foi ter com os principais sacerdotes, para lhes entregar Jesus. (Mateus 26:14; Marcos 14:43-45)

24ª Profecia
Zacarias 11:12 - Eu lhes disse: Se parece bem aos vossos olhos, dai-me o que me é devido; se não, deixa-o. Pesaram, pois, o meu salário, trinta moedas de prata. (Zacarias 11:13)

Seria vendido por trinta moedas de prata

Cumprimento
Mateus 26:15 – E disse: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E pagaram-lhe trinta moedas de prata. (Mateus 27:3-10)

25ª Profecia
Zacarias 11:13 – E o Senhor me disse: Arroja isso ao oleiro, esse belo preço em que fui avaliado por eles. Tomei trinta moedas de prata, e as arrojei ao oleiro na casa do Senhor.

O dinheiro seria devolvido para comprar o campo de um oleiro
  
Cumprimento
Mateus 27-6:7 – E disse: E os príncipes dos sacerdotes, tomando as moedas de prata, disseram: Não é lícito colocá-las no cofre das ofertas, pois é preço de sangue. Depois de deliberarem, compraram com elas o campo do oleiro, para sepultura dos estrangeiros. (Mateus 27:3-5; 8-10)

26ª Profecia
Salmos 109:7-8 – Quando for julgado, saia condenado, e em pecado se lhe torne a sua oração. Sejam poucos os seus dias; outro tome o seu ofício.

O lugar de Judas devia ser ocupado por outro

Cumprimento
Atos 1:18-20 – Ora, este adquiriu um campo com a recompensa da iniqüidade; e; precipitando-se, rompeu-se pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram. E todos os que habitam em Jerusalém ficaram sabendo do acontecido, de maneira que na sua própria língua esse campo se chama acéldama, isto é, campo de sangue. Pois no livro dos Salmos está escrito: Fique deserta a sua habitação, e não haja quem nela habite, e tome outro a sua liderança. (Atos 1:16-17)

27ª Profecia
Gênesis 3:15 - Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

Inimizade entre a semente de Eva e a Serpente

Cumprimento
Lucas 22:53 - Diariamente, estando eu convosco no templo, não pusestes as mãos sobre mim. Esta, porém, é a vossa hora e o poder das trevas.

28ª Profecia
Salmos 27:12 – Não me entregues à vontade dos meus adversários, pois contra mim se levantaram falsas testemunhas, respirando violência. (Salmos 35:11)

Testemunhas falsas o acusariam

Cumprimento
Mateus 26:60-61 – E não acharam, apesar de se terem apresentado muitas testemunhas falsas. Mas, por fim, chegaram duas, afirmando: Este disse: Eu posso derrubar o templo de Deus, e reedificá-lo em Três dias.


29ª Profecia
Zacarias 13:7 - Desperta, ó espada, contra o meu pastor e contra o homem que é o meu companheiro, diz o SENHOR dos Exércitos, fere o pastor, e as ovelhas ficarão dispersas; mas volverei a mão para os pequeninos. 

Seria preso, seus seguidores o abandonariam e se dispersariam.

Cumprimento
Mateus 26:31 - Então, Jesus lhe disse: Esta noite, todos vós vos escandalizareis comigo; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho ficarão dispersas.
  
30ª Profecia 
Isaías 53:7 – Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a sua boca; como cordeiro foi levado ao matadouro, e como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a sua boca. (Salmos 38:13-14)

Permaneceria em silêncio quando acusado

Cumprimento
Mateus 26:62-63 – E, levantando-se o sumo sacerdote, perguntou a Jesus: Nada respondes ao que estes depõe contra ti? Jesus, porém, guardou silêncio. E o sumo sacerdote lhe disse: Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus. (Mateus 27:12-14)

31ª Profecia
Isaías 50:6 – As minhas costas dei aos que me feriam, as minhas faces aos que me arrancavam os cabelos; não escondi a minha face dos que me afrontavam, e me cuspiam.

Seria golpeado e cuspido

Cumprimento
Mateus 14:65 – Então alguns começaram a cuspir nele, a cobrir-lhe o rosto, a dar-lhe murros, e a dizer-lhe: Profetiza! E os guardas o levaram, e davam-lhe bofetadas. (Marcos 15:17; João 19:1-3; 18:22)


32ª Profecia
Miquéias 5:1 - Agora, ajunta em tropas, ó filha de tropas; pôr-se-á sítio contra nós; ferirão com a vara a face do juiz de Israel.
O golpeariam no queixo

Cumprimento
Lucas 22:63,64 - Os que detinham Jesus zombavam dele, davam-lhe pancadas e, vendando-lhe os olhos, diziam: Profetiza-nos: que é que te bateu?


33ª Profecia
Salmos 2:1-3 - Por que se enfurecem os gentios e os povos imaginam coisas vãs? Os reis da terra se levantam, e os príncipes conspiram contra o SENHOR e contra o seu Ungido, dizendo: Rompamos os seus laços e sacudamos de nós as suas algemas.

Se juntariam judeus e gentios contra o Messias

Cumprimento
Atos 4:26,27 - Levantaram-se os reis da terra, e as autoridades ajuntaram-se à uma contra o Senhor e contra o seu Ungido; porque verdadeiramente se ajuntaram nesta cidade contra o teu santo servo Jesus, ao qual ungiste, Herodes e Pôncio Pilatos, com e gente de Israel,

34ª Profecia 
Isaías 53:4-5 – Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; contudo, nós o consideramos como aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. (Isaías 53:6,12)

Sofreria em substituição a nós

Cumprimento
Mateus 8:16-17 – Chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados, e ele com a sua palavra expulsou deles os espíritos e curou a todos os enfermos. Isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e levou as nossas doenças. (Romanos 4:25; 1ª Coríntios 15:3)


35ª Profecia
Salmos 109:24 - De tanto jejuar, os joelhos me vacilam, e de magreza vai mirrando a minha carne.

Ele sucumbiu sob o peso da cruz

Cumprimento
João 19:17 - Tomaram eles, pois, a Jesus; e ele próprio, carregando a sua cruz, saiu para o lugar chamado Calvário, Gólgota em hebraico.


36ª Profecia 
Salmos 22:18 – Repartem entre si as minhas vestes, e lançam sortes sobre a minha túnica.

Os soldados lançariam sortes sobre suas roupas

Cumprimento
Marcos 15:24 – E eles o crucificaram. Repartindo entre si as vestes dele, lançaram sorte, para ver o que cada um levaria. (João 19:24)

37ª Profecia 
Isaías 53:12 – Pelo que lhe darei uma porção entre os poderosos, e com os fortes repartirá ele o despojo, porque derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores. Pois ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu.

Seria crucificado com pecadores

Cumprimento
Mateus 27:38 – E foram crucificados com ele dois assaltantes, um à direita e outro à esquerda. (Marcos 15:27-28; Lucas 23:33)


38ª Profecia
Amós 8:9 - Sucederá que, naquele dia, diz o SENHOR Deus, farei que o sol se ponha ao meio-dia e entenebrecerei a terra em dia claro.
Trevas sobre a terra

Cumprimento
Mateus 24:45 - Desde a hora sexta até a hora nona, houve trevas sobre toda a terra.

39ª Profecia 
Salmos 22:16 – Cães me rodearam; o ajuntamento de malfeitores me cercou, trespassaram-me as mãos e os pés. (Zacarias 12:10)

Suas mãos e pés seriam trespassados 

Cumprimento
João 20:27 – Então disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo: vê as minhas mãos. Chega a tua mão, e põe-na no meu lado. Não sejas incrédulo, mas crente. (João 19:37; 20:25-26)


40ª Profecia
Levítico 16:15-17 - Depois, imolará o bode pela oferta pelo pecado, que será para o povo, e trará o seu sangue para dentro do véu; e fará com o seu sangue como fez com o sangue do novilho; aspergi-lo-á no propiciatório e também diante dele. Assim, fará expiação pelo santuário por causa das impurezas dos filhos de Israel, e das suas transgressões, e e de todos os seus pecados. Da mesma sorte, fará pela tenda da congregação, que está com eles no meio das suas impurezas. Nenhum homem entrará na tenda da congregação quando ele entrar para fazer propiciação no santuário, até, até que ele saia depois de feita a expiação por si mesmo, e pela sua casa, e por toda a congregação de Israel.

Sacrifício expiatório de sangue

Cumprimento
Romanos 3:25, Hebreus 9:11-28, 1 João 2:2

41ª Profecia 
Salmos 22:6-8 – Mas eu sou verme e não homem, opróbrio dos homens e desprezado do povo. Todos os que me vêem zombam de mim; estendem os lábios e meneiam a cabeça, dizendo: Confiou no Senhor, que o livre. Livre-o, pois nele tem prazer.
Seria escarnecido e insultado

Cumprimento
Mateus 27:39-40 – Os que passavam, blasfemavam dele, meneando a cabeça, e dizendo: Tu, que destróis o templo, e em três dias o reedificas, salva-te a ti mesmo! Se és filho de Deus, desce da cruz. (Mateus 27:41-44; Marcos 15:29-32)


42ª Profecia
Êxodo 24:8 - Então, tomou Moisés aquele sangue, e os aspergiu sobre o povo, e disse: Eis aqui o sangue da aliança que o SENHOR fez convosco a respeito de todas estas palavras.
Sangue da Aliança

Cumprimento
Hebreus 9:11-28


43ª Profecia
Êxodo 12.1-13


Cordeiro da Páscoa

Cumprimento
1ª Coríntios 5:7 - Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado.
1ª Pedro 1:19 - mas pelo precioso sangue, como cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo,


44ª Profecia 
Salmos 22:8 – Confiou no Senhor, que o livre. Livre-o, pois nele tem prazer.

Ouviria palavras proféticas com zombaria

Cumprimento
Mateus 27:43 – Confiou em Deus, Livre-o agora, se de fato o ama, pois disse: Sou Filho de Deus.


45ª Profecia 
Salmos 109:4 – Em paga da minha amizade me acusam, mas eu sou homem de oração. (Isaías 53:12)

Oraria por seus inimigos

Cumprimento
Lucas 23:24 – Jesus, porém, dizia: Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem. Repartindo as vestes dele, lançaram sortes.

46ª Profecia
Salmos 38:11 - Os meus amigos e companheiros afastam-se da minha praga, e os meus parentes ficam de longe.

Seus amigoS ficariam longe

Cumprimento
Lucas 23:49 - Entretanto, todos os de Jesus e as mulheres que o tinham seguido desde a Galiléia permaneceram a contemplar de longe estas coisas.


47ª Profecia
Salmos 22:1 - Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que se acham longe de minha salvação as palavras de meu bramido?

Foi abandonado

Cumprimento
Mateus 27:46 - Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?

48ª Profecia 
Salmos 69:21 – Deram-me fel por alimento, e na minha sede me deram a beber vinagre.


Dariam a ele fel e vinagre

Cumprimento
João 19:29 – Estava ali um vaso cheio de vinagre. Embeberam de vinagre um esponja, colocaram-na numa vara de hissopo e chegaram à sua boca (Mateus 27:34-,48)


49ª Profecia
Salmos 22:14 - Derramei-me como água, e todos os meus ossos se desconjuntaram; meu coração fez-se como cera, derreteu-se dentro de mim.

Seu coração parou

Cumprimento
João 19:34 - Mas um dos soldados lhe abriu o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.

50ª Profecia 
Zacarias 12:10 – E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o Espírito de graça e de súplicas. Olharão para mim, a quem trespassaram, e o prantearão como quem pranteia por seu filho único, e chorarão amargamente por ele, como se chora pelo primogênito.

Seu lado seria trespassado

Cumprimento
João 19:34 – Contudo, um dos soldados trespassou-lhe o lado com uma lança, e imediatamente saiu sangue e água.

51ª Profecia 
Salmos 34:20 – Ele lhe preserva todos os seus ossos; nem sequer um deles será quebrado. (Êxodo 12:46)

Seus ossos não seriam quebrados

Cumprimento
João 19:33 – Mas chegando-se a Jesus, e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas.

52ª Profecia 
Isaías 53:9 – Deram-lhe sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte, embora nunca tivesse cometido injustiça, nem houvesse engano na sua boca.

Seria sepultado com os ricos

Cumprimento
Mateus 27:57-60 – Chegada a tarde, veio um homem rico de Arimatéia, chamado José, que também era discípulo de Jesus.Este foi ter com Pilatos e lhe pediu o corpo de Jesus. Então Pilatos mandou que lhe fosse entregue. E José, tomando o corpo, envolveu-o num pano limpo de linho, e o depositou no seu sepulcro novo, que havia aberto na rocha. Rolou uma grande pedra para a entrada do sepulcro, e se retirou.


53ª Profecia
Gênesis 3:15 - Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

A semente de Eva esmaga a serpente

Cumprimento
Hebreus 2:14 - Visto, pois, que os filhos tem participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo,
1ª João 3:8 - Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo.

54ª Profecia 
Salmos 16:10 – Porque não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção. (Mateus 16:21)

Sua Ressurreição

Cumprimento
Mateus 28:9 – De repente, Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os seus pés, e o adoraram. (Lucas 24:36-48)

55ª Profecia  
Salmos 68:18 – Quando subiste ao alto, levaste cativo o cativeiro; recebeste dons dos homens, e até dos rebeldes, para que o Senhor Deus habitasse entre eles.

Sua Ascensão

Cumprimento
Lucas 24:50-51 – Então Jesus os levou para Betânia e, levantado as mãos, os abençoou. Abençoando-os ele, apartou-se deles e foi elevado ao céu. (Atos 1:9)     

56ª Profecia
Salmos 110:1 - Disse o SENHOR ao meu senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés.
Se assentaria a destra de Deus

Cumprimento
Atos 7:55,56 - Mas Estevão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à sua direita, e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à destra de Deus.

57ª Profecia
Gênesis 12:3 - Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.

Todas as nações são abençoadas por meio de Abraão

Cumprimento
Atos 3:25 - Vós sois filhos dos profetas e da aliança que Deus estabeleceu com vossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência, serão abençoadas todas as nações da terra.
Gálatas 3:8 - Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão: Em ti, serão abençoados todos os povos.