domingo, 24 de janeiro de 2016

Reflexão Bíblica - Gênesis 30


 Neste referida passagem, vemos um típico comportamento natural do ser humano diante das dificuldades e diante de situações onde só Deus pode operar. Raquel ao saber que não podia gerar filhos foi até Jacó e não até Deus, e suplicou-lhe: - Dá-me filhos senão morro (Gênesis 30:1). E Jacó irado lhe responde: - Estou eu no lugar de Deus, que te impediu o fruto do teu ventre? (Gn. 30:2). Jacó nesta situação irou-se, pois Raquel dava a entender de que o culpado, por ela não ter filhos, era ele.

 E é esta a nossa reação diante de um problema; queremos achar o causador do problema e muitas vezes julgamos as pessoas. Raquel então resolve seu problema, como muitas vezes nós também resolvemos, de maneira estratégica. Porém a bênção que tentamos produzir para nós, nunca proporcionará a mesma alegria do que a bênção advinda da parte de Deus. Então Raquel entrega sua serva Bila para que por meio dela ela tenha filhos.

 Mas ao receber de Deus um filho, Raquel declara a angústia que estava, pois por mais que já estivesse com dois filhos, ela fala: - Tirou-me Deus a minha vergonha (Gn.30:23). Pois toda honra verdadeira é vinda de Deus. Raquel demonstra nestas palavras que não apenas queria ter a honra de ter filhos mas sim também de poder gerá-los.

 Quando a Bíblia declara: - E lembrou-se Deus de Raquel; e Deus a ouviu, e abriu a sua madre (Gn.30:22); Raquel descobriu a diferença entre a alegria conquistada por meios humanos e a alegria provinda da parte de Deus, que sem sombra de dúvida, é muito maior e melhor do que a que conquistamos por meio de nossos esforços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário