segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Reflexão Bíblica - Salmos 1


1 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
2 Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
3 Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.
4 Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa.
5 Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. 
6 Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.

 Nesta passagem o salmista faz um contraste da conduta ímpia na qual lhe dá prazer, no que difere do prazer do justo. O justo medita de dia para colocar a frente a palavra de Deus em todas as coisas que irá fazer e medita de noite para rever a Lei de Deus naquilo em que pecou.

 Quanto porém o ímpio substitui a palavra de Deus pelos conselhos dos ímpios, no que resulta a se deter no caminho dos pecadores. Geralmente as festas e ajuntamento de pessoas são realizadas no fim do dia, após todos terem realizados os seus ofícios diários. 

 Porém a palavra de Deus diz que o salmista medita na Lei de noite, ou seja, está em sua casa onde pode meditar na palavra ou na igreja onde a mesma é pregada, já o ímpio a palavra diz que o mesmo "se assenta a roda dos escarnecedores", eles não meditam como o justo naquilo em que erraram, mas sim discutem e debatem sobre os "erros" dos outros, difamando e sendo difamados.

  Esta passagem fala sobre a bênção gerada na vida do justo pela prática diária da meditação da palavra. O justo é árvore, uma árvore possui raízes que as conectam a terra dando-lhe firmeza. O ímpio é palha não possui firmeza em nada, sendo levado de um lado para o outro pela ventania dos conselhos dos ímpios.

 O justo é embebido diariamente pela corrente das águas da palavra de Deus, da mesma forma que a árvore conecta suas raízes na água, absorvendo-a e assim extrai a vida que é o que a água gerará na árvore também o justo conecta sua mente(raiz) na palavra de Deus (água) e extrai a vida que a palavra produz.

 O ímpio por não estar alicerçado em nada não é firme e ainda pior é seco(vazio). E o salmista conclui: por isso os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos... quanto ao justo ele diz: ...pois o SENHOR conhece o caminho dos justos...

 Pois como não conheceria o caminho que Ele mesmo criou para que os justos andassem. "Mas o caminho dos ímpios perecerá. Pois aquilo que Deus não tem parte não subsistirá e vemos que o ímpio desde o início caminha para o fim que lhe cabe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário