terça-feira, 22 de setembro de 2015

Curiosidade Bíblica - Como Foi a Morte dos Apóstolos de Jesus?


A Bíblia não conta como morreu cada um dos apóstolos (exceto Tiago filho de Zebedeu). Os dados que temos não são certos e se baseiam em tradições ou nos escritos apócrifos. Abaixo  a lista dos apóstolos com as respectivas tradições inerentes às suas mortes.

PedroSegundo a tradição, sua crucifixão verificou-se entre os anos 64 e 67, em Roma, por ordem de Nero. 
Pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, por achar-se indigno de morrer na mesma posição de Cristo. 


Tiago (filho de Zebedeu)Filho de Zebedeu, irmão do também apóstolo João. Natural de Betsaida da Galiléia, o pescador (Mateus 4.21; 10.2). Por ordem de Herodes Agripa, foi preso e morto a espada em Jerusalém, entre os anos 42 e 44. 

João: Foi preso, em Éfeso, no tempo do imperador Domiciano, em 89, e levado até Roma onde é condenado à morte. A pena, porém, foi mudada em exílio, em Patmos. Passou alguns anos naquela ilha e voltou para Éfeso, onde morreu de causas naturais aos 100 anos de idade.

André: O lugar do seu martírio foi em Acaia (província romana que, com a Macedônia, formava a Grécia). Diz a tradição que ele foi amarrado a uma cruz em forma de xis (não foi pregado) para que seu sofrimento se prolongasse.

Filipe: Teria sido executado por ordem de um nobre de Cartago (norte da África, então Ásia Menor), irado por sua esposa ter se convertido ao cristianismo por causa do apóstolo. Uns afirmam que foi preso e torturado até morrer, enquanto outros defendem que foi crucificado. Há ainda quem diga que foi crucificado e apedrejado na Frígia, na atual Turquia.

Bartolomeu/Natanael: Foi esfolado vivo e decapitado a mando do dirigente de Albanópolis, atual Derbent, na Rússia, onde ele teria chegado em trabalho de evangelização.

Tomé:  Segundo a tradição, sua obra de evangelização se estendeu à Pérsia (Pártia) e Índia. Consta que seu martírio se deu por ordem do rei de Milapura, na cidade indiana de Madras, no ano 53 da era cristã,teria sido morto por lanças de soldados locais.

MateusPercorreu a Judéia, Etiópia e Pérsia, pregando e ensinando. Há várias versões sobre a sua morte. Uma delas é que teria sido apunhalado na Etiópia.

Tiago (filho de Alfeu)Pode ter sido apedrejado na cidade logo após a morte do governador romano Pórcio Festo, no ano 62, segundo o historiador Flávio Josefo em sua famosa obra “Antiguidade Judaica”. A acusação para tal sentença seria a “violação da lei” dos judeus, alegada pelo sumo-sacerdote Ananus.

Judas Tadeu: Conforme dizem, foi morto a machadadas no ano 70, pela multidão instigada por sacerdotes pagãos e autoridades após negar sacrifício ao deus sol na Pérsia.


Simão(o zelote): Conta-se que morreu juntamente com Judas Tadeu na Pérsia.

Judas Iscariotes: Traiu Jesus com 30 moedas. Mateus conta que, depois da morte de Cristo, ele se enforcou ((27,3-5). Atos dos Apóstolos conta que foi substituído por Matias.


Matias: Segundo a tradição, seguiu a pregar pela Síria com André. Teria sido executado numa fogueira.

Paulo: Segundo a tradição, decapitado em Roma, nos tempos de Nero, no ano 67 ou 70 (Atos 8.3; 13.9; 23.6; 13-20). 

Lucas: Teria sido enforcado em uma árvore na Grécia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário