1 - Inteligência: Dt 4.5-8
A inteligência natural, humana, é a capacidade de raciocínio; de obter respostas, criar soluções etc.
Na esfera espiritual, a inteligência está condicionada à obediência aos mandamentos e à prática. Quem prática e obedece aos mandamentos é gente sábia e inteligente.
2 - Sabedoria: Pv 2.6; Tg 1.5 (vide Pv 8)
A Palavra de Deus diz que a sabedoria é algo que vem de Deus, pois Ele mesmo a dá. Ou seja, a sabedoria, segundo Deus, independe de inteligência e conhecimento; independe de graduação e posição social.
3 - Conhecimento: 2Pe 1.5-8; Os 4.6
É o ato ou efeito de abstrair ideia ou noção de alguma coisa.
O conhecimento é muito importante, é ele quem norteia nossa vida, pois é o conhecimento que nos adverte o que é certo e errado. O Senhor Jesus disse: E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará; ou seja, é necessário o conhecer para obter a libertação pela verdade que é Cristo.
De mesma forma, a falta de conhecimento pode trazer graves consequências à aqueles que não possuem e atuam numa determinada área sem saber.
4 - Entendimento: Lc 24.44-47
O entendimento é algo mais profundo que o conhecimento. Podemos conhecer algo, mas podemos não entender. Por exemplo, existem pessoas que conhecem a Bíblia inteira, mas é apenas um conhecimento didático, não entendem a sua finalidade e a conhecem apenas como mais um livro entre tantos.
5 - Discernimento: 1Co 2.14-15
Uma pessoa pode ser inteligente, ser sábia, conhecedora e até pode ter entendimento de muitas coisas. Porém, existem esferas que necessitam de discernimento, como as coisas espirituais. Se a pessoa é carnal, por mais que seja dotada das demais 4 qualidades citadas e não tiver discernimento, nunca compreenderá aquilo que é espiritual, pois não pode discernir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário