É comum ouvir pregadores citando essa frase como sendo a primeira promessa relacionada com a obra redentora de Jesus. Você sabia que essa promessa - conforme está mencionada acima - não aparece nas Escrituras? Em Gênesis 3.15, Deus disse a Satanás, que estava personificado na serpente:"E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar".
Observe como o versículo bíblico é bem diferente da frase usada por muitos pregadores. O verbo empregado não foi "esmagar", mas "ferir". Isso porque, de acordo com a Palavra de Deus, o Inimigo ainda não foi derrotado por completo - esmagado. Ele já está julgado (Jo. 16.11), e na cruz Jesus o feriu, vencendo-o por antecipação (Cl. 2.14,15).
Quando Satanás será esmagado definitivamente? O apóstolo Paulo responde: "E o Deus da paz esmagará em breve Satanás debaixo de vossos pés. A graça de nosso senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém" (Rm. 16.20). Hoje, por enquanto, temos "... poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda força do inimigo..." (Lc. 10.19), porém em breve a vitória sobre o príncipe deste mundo será em definitivo.
Observe que é o Senhor quem o esmagará, e debaixo de nossos pés! Como sabemos que a sentença de Gênesis 3.14,15 diz respeito ao diabo? De fato, a simples leitura do texto induz-nos a pensar que as palavras de Deus se referem apenas à serpente. E há pregadores enfatizando que o SENHOR tratou com ela, e não com o Inimigo de nossas almas!
Entretanto, há três passagens que dirimem qualquer dúvida (2Co. 11.3; Ap.12.9; 20.2). Na primeira, Paulo disse que a serpente enganou a Eva. Nas outras, o diabo "que engana todo o mundo" é identificado como a "antiga serpente".
Deus seja louvado, agradeço pelo esclarecimento.
ResponderExcluir