quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Dúvidas - Paulo era Soberbo?


 Quando lemos 2 Coríntios 11.5, temos a impressão de que Paulo, ostentando orgulho, considerava-se superior a Tiago, Pedro, João e outros apóstolos de Cristo. Mas o contexto revela o contrário. Ele não cometeria um erro que, há pouco, combatera - o de louvar-se a si mesmo (2 Co 10.12-18).

 Em 2 Coríntios 12.11, ele disse, ironicamente: "Fui néscio em gloriar-me; vós me constrangestes; porque eu devia ser louvado por vós, visto que em nada fui inferior aos mais excelentes apóstolos, ainda que nada sou".

 A ironia é uma figura de linguagem constante das páginas sagradas. Veja como Jó ironizou a opinião de seus amigos (Jó 12.1,2). Ao falar desses "excelentes apóstolos", Paulo foi irônico, referindo-se a falsos apóstolos: "Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos,  transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz" (2 Co 11.13,14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário