Mais uma vez vemos que a Bíblia é realmente uma obra eterna, válida para todos em todas as épocas e em todos os lugares. A história de Noé nos conta o referido acontecimento do Dilúvio.
Lemos como a humanidade da época chegou ao nível mais baixo de degradação, e finalmente até a paciência do Criador chegou ao fim. Ele é movido a apagar tudo que tinha criado e começar de novo com Noé e sua família, os únicos a serem poupados.
Ele manda Noé construir uma arca que será seu abrigo. Após transmitir os detalhes e especificações da obra, vem uma ordem curiosa: “Faça um Tsohar para a Arca”. A palavra Tsohar, de acordo com uma interpretação, significa uma janela, mas segundo outra, seria uma pedra preciosa com capacidade de iluminar o interior do barco.
Nessa passagem temos uma descrição da nossa vida, os perigos e a receita para a sobrevivência. Todos nós estamos fazendo uma viagem no mar da vida. Oramos e pedimos que o oceano seja calmo e que cheguemos aos nossos destinos com alegria e serenidade. Mas como conseguir isso? Esta é a maior preocupação de todos.
Diz a Bíblia: “Faça um Tsohar para a sua arca.” Isso quer dizer: Ponha uma janela no seu barco. Tenha certeza de que seu lar terá uma janela para o mundo lá fora, e que estará alerta, viva e seja receptivo para os problemas de sua gente e para as necessidades de seu semelhante. Que nunca seja um local de isolamento egoísta, mas um santuário cujo espírito caloroso e empático fluirá sempre para fora.
Coloque também uma pedra preciosa na sua arca, cujos raios iluminarão o interior de sua casa. Deixe que seu lar seja guiado pela Palavra de Deus e pela luz das Escrituras. Por a Palavra de Deus é uma obra viva e eterna, e também proporciona vida aos seus seguidores.
Tendo essas duas qualidades como a base sólida de seu lar, teremos a certeza de que nossa viagem será muito positiva e chegará a um porto feliz e seguro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário