quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Reflexão Bíblica - Beleza ou Caráter?


 O ouro é estimado devido ao seu caráter de raridade, e pela sua beleza inigualável. E igualmente as pessoas dos dias de hoje são comparavelmente estimadas da mesma forma, só que com uma  pequena diferença. A "beleza inigualável" é o que conta, já o caráter raro é deixado de lado. A grande parte das pessoas de depara diante das suas vidas com o grande erro de basear as suas escolhas baseado no aparente, no exterior.

 Pois todos sabemos como diz o próprio ditado: "Nem tudo que reluz é ouro". Nós poderíamos aplicar o ouro  a uma espécie de pessoa, cuja beleza é rara e cujo o valor é inestimável devido a sua escassez. Mas todos sabemos que Deus não concede beleza igual a todos, pois sabemos a beleza do ouro é uma, a da prata é outra e a do bronze também é outra, porém é de se considerar que todas são estimadas por serem raras, por serem escassas, por ser difícil de obtê-las e encontra-las.

 O mesmo aplica-se a nós, podemos não ter todos a beleza inigualável do ouro, mas podemos ter uma beleza diferenciada como é a dos outros recursos que são inferiores ao ouro, mas porém todos nós devemos ser raros como propriamente o ouro o é, ou seja, possuir um caráter que está escasso neste mundo na qual todos valorizam principalmente Deus, e igualmente darmos valor aos que possuem tal raridade.
  
 Pois neste mundo vemos que muitos brilham como o ouro (possuem beleza externa), mas não possuem a raridade do mesmo, pois são de caráter igual ao resto das pessoas, é bonita por fora mais feia por dentro, no externo é ouro e no interno é latão. Pois há de convirmos que o dom da beleza concedido por Deus faz bem para quem o recebeu, mas não faz bem nenhum há alguém, mas quanto a beleza interna, ou seja, o caráter, fará não só bem a si mesmo, mas também a todas as pessoas que conviverem com esta.

 Percebemos também que nos dias atuais as pessoas avaliam a si mesmas devido a sua beleza, acham que isso as tornam dignas de qualquer coisa. Pois todos nós já tivemos a experiência, e muitas vezes vindo de nós mesmos, de nos depararmos com o caso de alguém dizer: - Olha só que desperdício! Aquela pessoa tão bonita, com aquela tão feia!

 Agindo assim tal pessoa se sente mais digna de merecer a pessoa que ela cobiçou, devido ao fato de sua beleza ser superior a da pessoa que ela desprezou. Dessa forma esta pessoa pressupõem, que a dignidade de uma pessoa em merecer algo, é devido ao fato daquilo que ela ganhou por natureza ou seja (a beleza), que obteve sem esforço algum.

 Ao invés de pensar que as pessoas se tornam dignas "de certa forma", devido ao seu caráter, pois este não pode ser herdado por natureza, nem vendido ou obtido, mas sim lapidado por Deus, na qual Ele trabalha para o que está dentro de nós seja belo. E não nos enganemos, pois a beleza que nós edificamos exteriormente, essa é vã e não durará, mas a que foi transformada por Deus no seu interior essa durará para sempre.

 Os homens direitos, de caráter, viverão nesta nossa terra. Mas Deus varrerá dela os maus e arrancará os pecadores como se arrancam plantas do chão. - Provérbios 2:21 e 22

Nenhum comentário:

Postar um comentário