quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Reflexão Bíblica - Provérbios 26:16 - O Preguiçoso

Provérbios 26:16 - Mais sábio é o preguiçoso a seus olhos do que sete homens que sabem responder bem.

 O preguiçoso é aquele que sempre quer buscar o caminho mais fácil. O número sete significa (plenitude, perfeição, completo), ou seja, se sete homens (todos) respondessem bem a uma questão, o preguiçoso se julgaria capaz de responder melhor, ou seja, de uma maneira mais fácil, mais preguiçosa.

 E assim por efeito o preguiçoso é sábio aos próprios olhos; que também Salomão diz que há mais esperança para o insensato no que para ele. Já dizia uma frase: "O pior cego é o que não quer ver". Para o insensato lhe falta o bom siso e nisto ele pode ser educado, já o preguiçoso pensa que sabe de alguma coisa, e como se fosse de somenos, também acha que sabe melhor do que os outros.

 Quem é sábio aos próprios olhos, terá a sua visão embaçada, para enxergar a si próprio e não conseguirá corrigir-se para andar no caminho reto. Quem é sábio aos próprios olhos terá também um coração orgulhoso e duro contra a palavra de Deus. Sendo a visão do preguiçoso cega e seu coração duro, ele estará totalmente insensível as suas enfermidades.

 Pois quem colocaria atadura sobre uma ferida, sem antes ter sentido dor ou tê-la visto? Assim o preguiçoso não vê sua condição e não sente suas enfermidades, sendo-lhe impossível de ser curado. No versículo 10 diz que o lema do preguiçoso é: "Um leão está no caminho; um leão está nas ruas".

 Ou seja, o preguiçoso vê uma dificuldade em cada oportunidade, ele não quer se dar ao trabalho de ir e fazer, por isso ele inventa desculpas para não sair do seu conforto. No versículo 14 diz: "Como a porta se revolve nos seus gonzos, assim, o preguiçoso no seu leito".

 A porta embora faça alguns movimentos ela não sai do lugar e da mesma forma o preguiçoso não quer sair da sua zona de conforto. Assim como a porta tem contato com muitas pessoas que passam por ela, assim também é o preguiçoso.

 A porta é um objeto e jamais saíra do lugar como se fosse uma pessoa, já o preguiçoso embora seja um pessoa prefere agir como um objeto, não saindo do seu lugar, e não por falta de estímulo, pois o mesmo tem contato com pessoas, mas a sua preguiça não o deixa querer sair.   

Um comentário:

  1. ótimo texto irmão! Deus abençoe por isso! Me trouxe vários insight de vida... de vdd obrigado! Estava meio confuso com esse versículo, mas encontrei aqui mais do que eu buscava! Deus abençoe, continue, por favor, com o ótimo trabalho

    ResponderExcluir