sábado, 14 de novembro de 2015

Reflexão Bíblica - Salvação


 A salvação é pela graça mediante a fé conforme no diz (Ef. 2:8). Mas como saberemos qual é a fé salvífica? Ora, seria uma união de obras + crença em Deus, nunca nenhuma das duas sozinhas. Pois se a salvação vem das obras, o sacrifício de Cristo teria sido em vão (Gl.2:21). E se fosse somente por crer em Deus, também não seria nada, pois os demônios também creem em Deus e não são salvos (Tg.2:19).

 Muitas pessoas creem que se somente tiverem a convicção certa, ou seja, a fé no verdadeiro Deus, o resto não será de tamanha importância. Já outros creem que não é tanto as nossas convicções mas sim em fazer aquilo que consideramos como certo, ou seja, as obras. É como se disséssemos: Não importa no que você crê, o que importa é se você está fazendo tudo certo.

 Quem assim pensa e procede, alega a sua salvação na obras. Mas o que Paulo e Tiago nos mostram sobre como alguém é salvo. Atrelando num só conceito o que ambos escreveram seria mais ou menos o assim: "As nossas obras não são a causa da nossa salvação e sim da nossa fé. Por temos fé é que fazemos boas obras e as boas obras são derivadas da fé que possuímos."

 O conselho que Paulo dá a Timóteo em 2ª Timóteo 3.5 é de certo modo para que ele fugisse dos que tem fé mas não tem obras, ele diz: "...tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes...". Também ele diz em Romanos 10:17 que a fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus, e em 2ª Timóteo 3:16 e 17 ele diz que a palavra de Deus tem por fim habilitar o homem de Deus para toda a boa obra.

 Ou seja, seguindo esta cadeia, obtemos fé pela palavra e como consequência somos capacitados para executar boas obras. Porém Paulo fala de pessoas que "possuíam fé" mas negavam o efeito natural que a fé produzia que é as boas obras, por isso ele declara que estes negam-lhe o poder, pois como possuem fé e não possuem boas obras?

 Porém também não somos salvos nem justificados pelas obras, pelo fato de que, se assim fosse, não haveria necessidade de Cristo ter se oferecido como sacrifício a humanidade.

 Também outras religiões que possuem fé em diversos tipos de deuses, poderiam alegar que são dignas de salvação pelo fato de terem sido moralmente corretas em relação a maioria das pessoas, embora fossem idólatras de coração. Assim como vemos a salvação é testificada pelas obras, mas ela tem como seu fundamento a fé no Deus verdadeiro e no sacrifício de Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário